quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Design português na London Design Week

A marca portuguesa de iluminação Delightfull, do grupo Menina Design, marcou presença em Londres, no âmbito da London Design Week, que decorreu de 17 a 25 de Setembro. Este passo segue o da sua congénere Boca do Lobo, detida pelo mesmo grupo, que se apresentou naquele certame há quatro anos.
Esta participação a solo, num mercado que se afigurou «como o mais importante para a Delightfull», como afirmou a marca em comunicado, vem colmatar um ano de grande investimento da insígnia em novos produtos.
De referir que desde Agosto deste ano a Delightfull está também representada numa loja de design contemporâneo em Nova Iorque, o que marcou a entrada da marca no mercado dos EUA, a sua próxima aposta.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Portugueses são o povo que mais tempo passa ao ar livre

Segundo o Estudo “Healthy Sight Survey” da Transitions Optical, líder mundial em lentes fotocromáticas, realizado o ano passado pela Ipsos Health a cerca de 8000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália) os portugueses são o povo que mais tempo passa ao ar livre tanto durante a semana como ao fim de semana.

Durante a semana os portugueses em média passam 28 horas ao ar livre durante as suas diversas actividades (jogging, compras, levar as crianças à escola, ciclismo, ir para o trabalho etc...), seguindo-se os espanhóis e sul-africanos com 21 horas, a Alemanha e Inglaterra com 18 horas e finalmente a Holanda com apenas 14 horas. A média entre os países europeus é de cerca de 20 horas.

57% dos portugueses responderam que passam mais de 15 horas ao ar livre por semana, seguem-se depois os espanhóis (49% diz que passam mais de 15 horas por semana ao ar livre) os sul-africanos (48% diz que passam mais de 15 horas ao ar livre), os ingleses e alemães com 41% e os holandeses com 28%.

Durante o fim-de-semana os Portugueses encontram-se de novo em destaque pois passam em média 12 horas ao ar livre (compras, desporto, passear etc…), seguindo-se a Espanha e a Inglaterra com 10 horas, a Alemanha e África do sul com 8 e a Holanda com 6. A média entre os países europeus é de 9 horas.

38% dos portugueses dizem que passam mais de 10 horas ao livre seguindo-se a Espanha com 28%, a Inglaterra com 25%, a Alemanha com 19% e a Holanda com 10%.

Juntando o fim-de-semana com os dias de semana os portugueses passam em média 40 horas ao ar livre, seguindo-se os espanhóis com 30 horas, os sul-africanos com 29 horas, os ingleses com 27 horas, os alemães com 26 horas e os holandeses com 20 horas.

No geral os povos dos países em estudo passam em média 29 horas por semana ao ar livre (20 horas durante a semana e 9 horas durante o fim de semana). Os povos do sul da Europa são claramente aqueles que mais tempo passam ao ar livre e em média os homens, jovens e famílias com crianças passam mais tempo ao ar livre.

Fonte:Global Press

Madeira lidera no turismo nacional

A Madeira foi a região do País que mais cresceu em todos os indicadores de produção turística em Julho e por comparação com o mesmo período de 2010. A conclusão consta dos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais o turismo rendeu ao arquipélago no mês em análise 27,2 milhões de euros, 16,3 por cento dos quais relativos às 588,5 mil dormidas registadas.

O crescimento dos proveitos totais foi de 26 por cento, superior ao do Alentejo (15,3 por cento) e do Algarve (11,2 por cento).

Nas dormidas, verificou-se um aumento de 19,5 por cento, o que dá à região a liderança face ao todo nacional neste indicador. Logo a seguir, situaram-se o Alentejo e o Algarve, com crescimentos de 12,3 por cento e de 9,5 por cento, respectivamente.

Na taxa de ocupação, o crescimento foi de 10,3 por cento, bastante acima de Lisboa e do Algarve, que cresceram cerca de três pontos percentuais.
A região leva também vantagem sobre o resto do país na estada média – 5,6 noites. O Algarve segue-a de perto, com 5,2 noites, surgindo depois os Açores, com 3,3 noites.

O rendimento médio por quarto na Madeira subiu 25,8 por cento, para 37,5 euros, próximo da média nacional de 43,2 euros.

Fonte: Jervis Pereira

EDP é a mais sustentável e PT reforça no Dow Jones Sustainability Index

A EDP volta a responder pelo papel de eléctrica mais sustentável do mundo. A empresa mantém-se na 1ª posição nos índices Dow Jones Sustentabilidade, tendo reforçado a sua pontuação face a 2010. A EDP garante presença no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) e no Dow Jones Sustainability Europe Index (DJSI Europe) pelo 4º ano consecutivo.
Obtida foi, este ano, uma classificação de 86 pontos, mais dois que em 2010, sendo a empresa líder mundial na Dimensão Social.
Já na Dimensão Económica, a EDP continua entre as melhores empresas do sector, tendo ainda mantido a pontuação máxima no critério Risk & Management.
A posição na Dimensão Ambiental foi melhorada, fruto do alinhamento com as melhores práticas, e dos esforços que têm sido desenvolvidos, quer na área da biodiversidade e da gestão ambiental, quer na estratégia relativamente a alterações climáticas. De destacar a pontuação máxima nos critérios de Biodiversidade e Alterações Climáticas.
Num conjunto de 22 critérios, a EDP assumiu melhor prática em 10 critérios e atingiu a pontuação máxima em 6.
O desempenho da empresa no domínio da sustentabilidade foi ainda reconhecido com a recente entrada para o FTSE4Good Index Series, índice que avalia a sustentabilidade das empresas cotadas em bolsa, que se diferencia dos índices Dow Jones pelas dimensões da sustentabilidade consideradas e pela sua forma de avaliação.
Também a Portugal Telecom (PT) foi reconhecida pelos analistas do Dow Jones Sustainability Índex, desta feita no sector das telecomunicações. A empresa liderada por Zeinal Bava encontra-se entre os nove players de telecomunicações a nível mundial com as melhores práticas de sustentabilidade, como a AT&T (EUA), a British Telecom (Reino Unido), a Koninklijke KPN (Holanda), a KT (Coreia do Sul), a Telecom Italia (Itália), a Telefonica (Espanha), a Telus (Canadá) e a Verizon (EUA).
A PT tem por objectivo estratégico ser uma referência na sustentabilidade a nível mundial, intuito reforçado e distinguido com a presença neste índice.
A título de referência, também a PT faz parte do FTSE 4GOOD, desde 2005.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aquapura é 6º dos 20 melhores hotéis da Europa pelos leitores da Condé Nast

O Aquapura Douro Valley passou a figurar como o único hotel português entre os 20 melhores hotéis da Europa, de acordo com os leitores da Condé Nast Traveller. O hotel, localizado no Douro, e já anteriormente considerado um dos 55 melhores spas do mundo, segundo o guia Taschen’s Favourite SPA, bem como um dos “Europe’s Leading Boutique Hotel” e “Portugal’s Leading Hotel” pelos World Travel Awards, ganha agora mais esta distinção.

A Condé Nast Traveller pede anualmente aos seus leitores que votem nas suas experiências de viagem favoritas, que podem incluir hotéis, tour operadores, ilhas e spas. Com base nestas respostas, a equipa da Condé Nast produz uma lista, já na sua 14ª edição e intitulada Readers Travel Awards, que revela o que mundo tem de melhor para oferecer na área do turismo. Portugal aparece também como um dos 20 melhores destinos a visitar.

Cubanas vence prémio na feira internacional de calçado GDS 2011

A marca portuguesa de calçado Cubanas foi distinguida com o prémio GAPI, no segmento Design e Inovação em sapatos de senhora, na feira internacional GDS, de Dusseldorf, na Alemanha.
Atribuído pelo Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) do Centro Tecnológico de Calçado de Portugal e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, os prémios visam distinguir as empresas portuguesas que mais se destacam pelo seu carácter diferenciador e potencial de crescimento.

A Cubanas apresentou uma palmilha em espuma de alta densidade e memória, introduzindo um nível superior de conforto através de uma flexibilidade consistente e constante. A suavidade e a resistência foram, também, características que o júri apreciou.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Três vinhos portugueses distinguidos

Três vinhos portugueses foram eleitos para o grupo dos 25 melhores a nível mundial pela revista especializada Decanter, que anunciou na quarta-feira à noite os vencedores dos Prémios Mundiais do Vinho. 

O Bacalhoa Moscatel 2004 foi eleito o melhor vinho licoroso a menos de 10 libras (11 euros), o Tagus Creek Shiraz e Trincadeira o melhor tinto de mistura a menos de 10 libras e o Madeira Verdelho Henriques & Henriques 15 anos o melhor vinho licoroso a mais de 10 libras.

Sarah Amed, crítica de vinhos que recebeu em nome da Falua, confiou à Agência Lusa que os júris "ficaram encantados" com o Tagus Creek, por ser "muito fresco e aromático e [possuir] carácter para um vinho deste preço".

Consulte a notícia em: http://economico.sapo.pt/noticias/tres-marcas-portuguesas-de-vinho-entre-as-25-melhores-mundiais_126163.html

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Peças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro em “La Piel que Habito” de Almodóvar

Várias peças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro estão em destaque na nova película do realizador espanhol Pedro Almodóvar, “La Piel que Habito”, um filme que acaba de estrear em Espanha.

O serviço de café “Colours” da Vista Alegre - chávenas, açucareiro e leiteira - e as típicas terrinas e peças decorativas das Faianças Bordallo Pinheiro, entre as quais “Abóboras”, “Tomates”, “Ananases” e “Laranjas”, assumem um papel de destaque em várias cenas do filme de Almodóvar, no décor de uma cozinha por onde passam os actores Elena Anaya, Marisa Paredes e António Banderas.

«Estamos muito satisfeitos por esta colaboração, que resulta de um caminho muito ambicioso que a Vista Alegre Atlantis tem trilhado nos últimos dois anos, aliando a sua tradição e excelência a uma renovação e contemporaneidade para a qual tem chamado um notável conjunto de artistas contemporâneos de peso, no panorama nacional e internacional», declara Nuno Barra, director de marketing e design externo da Vista Alegre Atlantis e da Bordallo Pinheiro.

Investigadora da UMinho premiada em Washington

Margarida Machado, investigadora e doutoranda no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da Universidade do Minho, foi recentemente distinguida, em Washington (EUA), com o prémio de melhor artigo científico na 8th International Conference on Multibody Systems, Nonlinear Dynamics and Control.

O trabalho apresenta uma nova formulação matemática que permite estudar o contacto entre materiais com elevado grau de amortecimento, nomeadamente os existentes em joelhos e ancas naturais e artificiais. “Esta solução permite caracterizar o comportamento biomecânico de materiais quando estão sujeitos a desgaste ou cargas dinâmicas, podendo, deste modo, ajudar na conceção de novos dispositivos médicos”, explica a premiada, que desenvolveu o projeto em coautoria com o professor Paulo Flores, da Escola de Engenharia da mesma instituição. Os restantes concorrentes eram provenientes de três instituições norte-americanas – Instituto Politécnico Rensselaer, Universidade Duke e Universidade de Michigan.

“Receber este prémio foi muito bom, representa o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver. Acresce o facto de ter sido atribuído pela American Society of Mechanical Engineers (ASME), uma instituição internacional de elevado prestígio científico e técnico, pois constitui um estímulo e responsabilidade para continuar a minha investigação. Por outro lado, esta distinção contribui para a visibilidade internacional do CT2M e da UMinho, em particular no que se refere à investigação no domínio da biomecânica”, explica Margarida Machado. A investigação, intitulada “A novel continuos contact force model for multibody dynamics”, foi premiada na categoria “Student Paper Competition”.

Fonte: UM

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Barómetro de Turismo do Alentejo disponibiliza dados dos primeiros sete meses do ano

Em Julho, mantém-se o número de entidades que aderiram ao Barómetro de Turismo do Alentejo enviando dados mensais, atingindo o número de cem. As amostras recolhidas no referido mês correspondem a 31,87% do total da oferta de quartos do alojamento classificado do Alentejo, destacando-se as amostras da hotelaria estruturada dos hotéis de quatro estrelas (59,76%), dos hotéis de três estrelas (53,30%), dos hotéis rurais (55,62%) e das pousadas (95,63%).

De acordo com os dados apurados, o top ten dos primeiros sete meses do ano - onde se apresenta o volume de dormidas dos mercados emissores para a amostra recolhida pelo Monitor de Turismo do Alentejo -, confirma a consolidação dos seis principais mercados emissores, com o natural destaque do mercado português. A Bélgica subiu de 10º para 7º lugar do ranking, trocando de posições com a Finlândia.

No que respeita às taxas de ocupação verifica-se um melhor desempenho deste indicador em TER (de 25,80% para 39,33%), significativa percentagem de ocupação registada nos hotéis/apartamento (76,13%) e a estabilidade deste indicador em pousadas, com uma variação marginal desde Março até Julho.

A quota dos portugueses nos parques de campismo ultrapassou os 50%, indicando a preferência por este tipo de alojamento no período estival.

Já o mix comercial por categoria de alojamento - o qual faz a correspondência entre a quantidade de canais de distribuição e a diversificação dos mercados emissores -, regista este mês uma distribuição mais homogénea em pousadas, hotéis de quatro estrelas, hotéis de três estrelas e no turismo em espaço rural.

Analisando por categoria de alojamento turístico, dos sete mercados principais definidos pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, nos hotéis de quatro estrelas destaca-se a manutenção da Holanda como 2º mercado emissor, a integração da Itália no ranking dos hotéis de três estrelas, e a predominância dos turistas portugueses nos hotéis rurais. A Holanda substitui o Reino Unido como segundo mercado de referência nas pousadas. Nos TER o Mercado Alemão sobe para 2º lugar do ranking. E em parques de campismo e hotéis/apartamento destaca-se o mercado português, representando, respectivamente, 95,12% e 86,12% do total de turistas recebidos em Julho.

Fonte: Turismo do Alentejo

Start-up portuguesa concorre à final do Vodafone Mobile Clicks

Está aberta a votação para seleccionar o finalista do concurso internacional Vodafone Mobile Clicks 2011. Portugal está representado na competição pelo projecto Hole 19, uma aplicação para jogadores de golfe desenvolvida pela start-up Stat-Track Technologies. A concurso estão outros seis projectos, oriundos da Alemanha, Espanha, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Turquia.
Os votos do público podem ser submetidos aqui link externo até ao dia 12 de Setembro. Em causa está a atribuição de um prémio no valor total de 225 mil euros, destinado aos três melhores projectos. O primeiro classificado poderá ganhar 150 mil euros, o segundo 50 mil e o terceiro 25 mil.
Para além da votação do público, existirá a votação de um júri composto por um painel de peritos da indústria das telecomunicações móveis, como Rudy de Waele, fundador da Mobile 2.0 Europe e da dotopen, Peter Barry, da Vodafone Ventures e Paul Jozefak, da Neuhaus Partners. O vencedor global do Vodafone Mobile Clicks será seleccionado no festival de media, entretenimento e tecnologia PICNIC, em Amesterdão, nos dias 15 e 16 de Setembro.
De referir que, na final internacional de 2010 do concurso, foi a start-up portuguesa Cardmobili que saiu vencedora.

Finte: Marketeer

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Brandia Central cria o Troféu de Melhor Jogador da UEFA na Europa

A criação do Troféu de Melhor Jogador da UEFA na Europa foi entregue à Brandia Central, consultora de gestão de marcas portuguesa. Esta iniciativa partiu do presidente da UEFA e procura reconquistar o espírito do antigo troféu de Futebolista Europeu do Ano.

Este prémio distingue o melhor jogador a ter actuado num clube do território de uma das federações da UEFA na temporada anterior. Lionel Messi, jogador do FC Barcelona, ganhou a eleição relativa à edição inaugural, ficando à frente de Xavi Hernández e de Cristiano Ronaldo.

A Brandia Central criou um busto com um visual contemporâneo que, apesar da sua grande dimensão, é concebido de forma a ser facilmente levantado e exposto verticalmente. Os braços estão levantados, em pose de celebração, transmitindo o espírito de vitória.

Fonte: Ipsis

Zilian abre loja em Madrid

A Zilian, presente em Braga e Lisboa, abriu uma loja em Madrid, com cerca de 500 metros quadrados, localizada na Calle Goya. “Temos tido feedback muito positivo. As madrilenas ficam muito agradadas com o conceito e com o produto; e cremos que se identificam com a marca“, afirmou Madalena Beirão, directora da Zilian. A primeira loja da marca de sapatos foi inaugurada em 2008, junto ao El Corte Inglés, em Lisboa. A Zilian foi lançada pelo grupo Mar.


Fonte: Meios & Publicidade

sábado, 3 de setembro de 2011

Português no marketing da BSH Reino Unido e Irlanda

Tiago Alves, actual director de marketing da BSH – Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH em Portugal, assume a partir de Setembro o cargo de director de marketing na BSH Reino Unido e Irlanda, ficando responsável pelas marcas Bosch, Siemens e Neff. Em Portugal a BSH é representante, das marcas de electrodomésticos Bosch, Siemens, Balay, Gaggenau e Ufesa. Tiago Alves, que tem 34 anos, esteve à frente do marketing da BSH Portugal, durante dois anos. Antes, foi gestor de produto, na BSH Suécia e na BSH Portugal.

Fonte: Meios & Publicidade

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vinho do Porto cresce em contraciclo no Brasil

As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro aumentaram em 31,2% no primeiro semestre de 2011, face ao período homólogo do ano passado. De acordo com informações do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) avançadas pelo OJE, as vendas permitiram obter uma facturação de 2,4 milhões de euros.
Desta forma, e como noticia o mesmo meio, o Brasil volta a fazer parte do top 10 de mercados consumidores de vinho do Porto, respondendo por uma quota de 1,8% no total de vendas, no final de Junho.
Este crescimento assume-se em contraciclo com as vendas globais de vinho do Porto. De facto, foram comercializados nos primeiros seis meses deste ano 3,4 milhões de caixas de nove litros por 132 milhões de euros, menos 9,4% de volume de negócios que o registado em igual período de 2010.
Para além do Brasil, a Polónia e a Finlândia revelaram-se mercados auspiciosos para o vinho do Porto. A comprová-lo estão as subidas, registadas de Janeiro a Junho deste ano, de cerca de 58 e 43%, respectivamente.
Ainda nos primeiros seis meses de 2011, a França assumiu-se como o maior mercado para este produto, com um volume de negócios que se cifrou nos 36,5 milhões de euros. A Holanda, por sua vez, representou a este nível 16,7 milhões de euros. Já Portugal, com um consumo de 15,1 milhões de euros neste período, sofreu uma quebra de 17,9% face a valores homólogos.

Fonte: Marketeer