quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mesa educativa com tecnologia portuguesa conquista ouro no Brasil

A “Mesa Educacional do Alfabeto”, da fabricante brasileira de computadores Positivo Informática e que utiliza a tecnologia de realidade aumentada da portuguesa YDreams, foi galardoada com o prémio de Ouro pela IDEA/Brasil. O prémio atribuído nesta edição brasileira do “IDEA - North American International Design Excellence Award” teve por critério a combinação entre design, ergonomia e tecnologia interactiva.

A Mesa Educacional do Alfabeto é uma ferramenta, criada em parceria com o Estúdio Flexiv de Design, dedicada à educação e alfabetização de crianças, jovens, adultos e estudantes com necessidades especiais. Animações, vídeos, recursos sonoros e tecnologia de realidade aumentada, que permite a interacção com objectos no mundo virtual, são as propostas que compõem esta ferramenta interactiva.

Fonte: Marketeer

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Café do Alentejo poderá entrar no mercado asiático

O café, bem como outros produtos do Alentejo, poderão entrar no mercado chinês a curto prazo, afirmou à agência Lusa Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), citado pelo OJE.

A convite da Nerpor, uma delegação de investidores chineses e a conselheira económica e comercial da China, na embaixada daquele país em Portugal, visitaram esta semana o Alentejo, tendo manifestado interesse em introduzir o café no mercado asiático. A comitiva chinesa visitou a Delta Cafés, em Campo Maior, uma empresa que, de acordo com Jorge Pais, apresenta «massa crítica e dimensão» para dar resposta às exigências do mercado asiático. Por problemas de agenda não visitaram outros locais, mas o responsável adiantou que poderão regressar em Janeiro, onde lhes serão mostradas as potencialidades e recursos da região e promovidas parcerias futuras com empresários do Norte alentejano.

Com o convite, o NERPOR espera também captar o interesse dos investidores asiáticos naquela região. «Eles têm bastante capital e, ao contrário de nós, têm excesso de liquidez e recursos financeiros e estão a investir em várias áreas», explicou o presidente do núcleo. Que continuou: «A nossa região, que está tão carecida de investimentos e de encontrar parceiros de negócios, pode encontrar nos chineses algumas soluções, nomeadamente com a possibilidade dos nossos produtos entrarem no mercado chinês.»

Fonte: Marketeer

Açores são palco de filme holandês

A Produtora portuguesa Soulkitchen escolheu os Açores para a realização de um filme publicitário sobre o chá holandês Pickwick Tea. As gravações decorreram nos campos da Fábrica de Chá da Gorreana e no Parque Terra Nostra, onde a produtora aproveitou «algumas das características e recantos mais apreciados deste fantástico oásis localizado no Vale das Furnas, ilha de São Miguel».
Recorde-se que a Fábrica de Chá da Gorreana e a Fábrica de Chá do Porto Formoso são as únicas do seu género na Europa a processar as folhas da “Camellia sinensis” para produção de chá.

Fonte: Marketeer

domingo, 23 de outubro de 2011

Atelier português conquista Grand Prix nos Red Dot Design Awards

O P-06 Atelier, Ambientes e Comunicação conquistou, em Berlim, o Grand Prix nos Red Dot Communication Design Awards 2011.
A distinção foi-lhe atribuída entre um total de 6.468 participantes de todo o mundo, tendo sido ainda o único atelier português, entre os 10 mundiais, a receber os galardões de Grand Prix e de Best of the Best. Foi premiada a intervenção de design de ambientes “SKIN” que concorria na categoria de Design/Public Space. O seu interior iluminado funciona também como um sistema de sinalética, desenvolvido para a JLCG Arquitectos no foyer do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mola traz dois troféus dos Red Dot Design Awards

O projecto Love Meat Tender valeu à Mola, agência de design do grupo Ativism, a distinção com dois troféus nos Red Dot Design Awards 2011. Desenvolvido para uma nova marca de bifes, este projecto abrangeu estratégia de marca, naming, logótipo, assinatura, tom de comunicação, universo gráfico, arquitectura de interiores, design de ambientes e design industrial. A distinção surge na categoria de Corporate Design nas subcategorias de Identity e Signets and Logos. A entrega de prémios decorre hoje em Berlim e todos os projectos vencedores farão parte do International Yearbook Communication Design 2010/2011 e serão expostos online na página da organização, sendo ainda expostos no Red Dot Design Museum.

Fonte: Briefing

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Energia Douro” lidera finalistas dos European Best Event Awards

O concerto “Energia Douro“, promovido pela EDP nas margens do Rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, a propósito do 35º aniversário do Grupo, foi nomeado para os European Best Event Awards. O evento encontra-se entre os finalistas das categorias de Melhor Evento Musical, Melhor Evento Público e Melhor Celebração / Festival, sendo o evento, a nível europeu, finalista em mais categorias. Com o evento “Energia Douro”, criado pela Desafio Global Ativism, a EDP conseguiu chegar, além dos milhares de pessoas presentes, a cerca de 1,3 milhões de espectadores, através da transmissão em directo da SIC.
 
Entre os eventos finalistas dos European Best Event Awards encontram-se trabalhos da Realizar Worldwide Events, da Música no Coração e da UP Partner / 27Names. A realizar tem entre os finalistas as Festividades da Proclamação da República durante o Festival dos Oceanos (categoria de Evento Cultural), o Pic-nic Continente (Evento Público) e o LCD Humano da ZON (Lançamento de Produto / Serviço). Já a Música no Coração e a UP Partner / 27Names têm entre os finalistas, respectivamente, o Festival Sudoeste TMN (Evento Musical) e a Coca Cola - RED Battle of Execution (Incentivo / Team-Building). Os vencedores serão anunciados a 23 de Novembro, em Milão.

Fonte: Marketeer

Vidago distinguida nos Water Innovation Awards 2011

A marca de água mineral natural Vidago, detida pela Unicer, foi premiada enquanto “Melhor Nova Garrafa de Vidro” nos Water Innovation Awards 2011, da revista FoodBev. A distinção foi atribuída à sua garrafa de vidro fosco, de 0,75 cl, lançada em Outubro de 2010.
A edição de 2011 dos Water Innovation Awards contou com a candidatura de 80 marcas, de 25 países, aos 13 prémios anunciados. As propostas foram analisadas por jurados como Michael Mascha, fundador da Finewaters.com e autor do livro Fine Waters.
A garrafa galardoada apresenta-se com linhas que a marca pretende simples e elegantes, remetendo para a naturalidade e pureza da água. Nela está evidenciada a recuperação do símbolo “VP” do Vidago Palace Hotel, esculpido no próprio vidro, numa identificação da origem da água.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Promoção da Cortiça recebe dois prémios internacionais

A campanha “100% Cortiça” da InterCork, desenvolvida para o mercado norte-americano, foi distinguida com o Prémio de Melhor Campanha Publicitária Integrada na Internet.
O reconhecimento surgiu no âmbito da IAC - Internet Advertising Competition, competição anual de publicidade na internet, promovida pela Web Marketing Association. Criatividade, inovação, design, impacto e copywriting foram os critérios que pautaram a escolha.

A InterCork conquistou ainda o Prémio de Publicidade, na categoria de plurimedia, no seguimento da campanha “Os Profissionais da Cortiça”, atribuído pela francesa TOPCOM - congresso de comunicação.

A InterCork é um programa da APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça), em curso desde Setembro de 2009, que conta com o apoio da QREN/Compete. Na sua criação foi aplicado um investimento de 21 milhões de euros e na sua génese está a credibilização e valorização da cortiça enquanto matéria-prima de excelência, bem como a sua aplicação prática nos mais diversos sectores como o vitivinícola, da construção e decoração.

Fonte: Marketeer

The Independent elogia gastronomia portuguesa


A cozinha portuguesa é “uma celebração da tradição exploradora do país e, só por si, vale a viagem”. É assim que Tilly Culme-Seymour, jornalista do jornal britânico The Independent, começa um artigo inteiramente dedicado à gastronomia de Portugal.

Na reportagem intitulada "Do mundo para o seu prato" e publicada a 10 de setembro, a jornalista sublinha que, ao contrário dos italianos ou dos franceses, os pratos portugueses têm a vantagem de não serem constantemente copiados e imitados, dando origem a versões baratas que “mancham a sua reputação”.

Isso faz com que, para a maior parte dos turistas, a culinária portuguesa seja uma experiencia inédita, proporcionando, além disso, salienta Seymour, uma viagem pela “história fascinante e complexa da comida” de Portugal.

A jornalista sublinha os séculos das Descobertas portuguesas, que permitiram a importação de ingredientes únicos – da Ásia, da América do Sul e de África – o que fez com que a cozinha de Portugal se tenha transformado numa “fusão de tradições culinárias de todo o mundo”.

Uma das melhores do mundo

Seymour não hesita mesmo em afirmar que a cozinha portuguesa “é uma das melhores do mundo” embora muita gente não se aperceba disso, alerta o jornalista, sendo os pratos nacionais ofuscados pelas “famosas tapas e paelhas” da vizinha Espanha.

O artigo reconhece, no entanto, que Portugal está a fazer um esforço por mostrar o que vale e tirar a sua culinária do anonimato, com iniciativas como a Prove Portugal que incentivam os turistas a conhecer “o segredo gastronómico mais bem escondido da Europa”.

Depois desta extensa introdução, a jornalista dedica o resto do artigo a descrever a sua viagem gastronómica pelo país, que arranca na cidade do Porto. Nesses parágrafos, Seymour descreve detalhadamente as principais riquezas nacionais, tanto em termos de bebidas como de pratos, e dando também destaque às condições hoteleiras do país.

O vinho do Porto, os vinhos das castas touriga e Syrah (entre outras), o azeite, o arroz de sarrabulho, o peixe (robalo, bacalhau e tamboril), os “delicados” doces conventuais como os papos de anjo, os queijos, as conservas e os (mais que) famosos pastéis de nata são alguns dos destaques do artigo.

Terminando a viagem em Albufeira, com os “ventos quentes do levante” vindos de África, a jornalista despede-se do país com um brinde ao oceano acompanhado por uma refeição de gaspacho e gambas “temperada com o sal e o sol do mar”.

Clique AQUI para consultar o artigo original do The Independent
Fonte: Boas Notícias

Obesidade: Português descobre ‘sensor’ que combate doença

A possibilidade de conseguir que os humanos percam peso sem recorrer a intervenções cirúrgicas é admitida através de uma investigação realizada por um médico português publicada esta quarta-feira numa revista internacional da especialidade.


Com o trabalho que desenvolveu ao longo de dois anos na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o médico Albino Oliveira-Maia, 33 anos, conseguiu provar que existe algo semelhante a um sensor no abdómen dos ratos usados na experimentação que interfere directamente nas quantidades de açúcar (glicose) que chegam ao cérebro.

Injectando glicose na veia-porta, situada no abdómen dos animais, provou-se que o seu cérebro reagia mais ao estímulo dos açúcares, libertando mais dopamina (molécula do prazer) do que se a administração fosse feita, por exemplo, na veia jugular, como foi o caso.

Fica-se assim a conhecer o mecanismo pelo qual poderá, admite-se, vir a ser possível interferir no processo de reacção do cérebro ao açúcar e, consequentemente, poder evitar a sensação de prazer proporcionada pela ingestão de alimentos que potencia a obesidade.

Albino Oliveira-Maia realça que se trata de "um pequeno passo" que ajuda a conhecer um mecanismo de funcionamento do organismo, mas até agora só testado em laboratório com ratos.
"Como sempre, a investigação biomédica é feita com base em pequenos passos" que têm que ser confirmados, salvaguarda o médico, a trabalhar actualmente na Fundação Champalimaud e no Hospital S. Francisco Xavier, também em Lisboa, onde está a fazer a especialidade (internato) em psiquiatria.
Este trabalho surge depois de outro publicado em 2008 onde o investigador conseguiu determinar que o estímulo da glicose no cérebro dos ratos acontecia à margem dos sentidos clássicos, neste caso do paladar, já que fez a experiência com ratos manipulados geneticamente de modo a perderem o sabor.

O cientista sustenta que faz sentido que exista uma espécie de sensor na veia-porta que reporte para o cérebro o aumento de açúcar no sangue - incrementando a resposta cerebral aos nutrientes que consumimos - já que é por ela que se encaminha o resultado do processo digestivo para a rede sanguínea.
O resultado da investigação do cientista português, que trabalhou entre 2005 e 2010 na Universidade de Duke, foi divulgado na publicação internacional electrónica PLoS ONE.

Fonte: Correio da Manhã

Reportagem de jornalista portuguesa recebe prémio no Brasil

A reportagem  “Meu nome é Portugal”, da autoria da jornalista Ana Sofia Fonseca (e equipa), foi a grande vencedora do Prémio Especial do Júri, na primeira edição do internacional Prémio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo.

A cerimónia realizou-se na passada sexta-feira, 23 de Setembro, em São José do Rio Preto, em São Paulo, no Brasil.

O evento contou com a presença do deputado federal Edinho Araújo, do secretário de imprensa da embaixada de Portugal no Brasil, do jornalista Carlos Fino, dos representantes das entidades que apoiaram o Prémio, como o director executivo na FENAJ, José Torves, do presidente do sindicato dos jornalistas de São Paulo, José Augusto de Oliveira Camargo, e do secretário executivo da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), Alcimir Carmo.

“O meu nome é Portugal” fala sobre “ ‘a vida de João Sabadino Portugal, o qual deve o seu nome às ironias do destino. Foi capturado num sábado, pela tropa portuguesa. Corria o ano de 1967, no Norte de Moçambique, e a guerra colonial arrastava-se a ferro e fogo. Franzino nos seus cinco anos, passou por baixo das balas dos fuzileiros. Caladas as armas, capturaram-se os vivos. Entre eles, seguia o pequeno. Os militares acharam-lhe graça, tiraram-no da mãe e fizeram-no mascote’. Chegou aos 47 anos, e até então não tinha documentos e nem reconhecida a cidadania portuguesa. Perdeu o contacto com os seus familiares de Moçambique, a maioria nem fala português, e reencontra-os após esta reportagem, da autoria da jornalista Ana Sofia Fonseca”. 

Equipa:
Jornalista - Ana Sofia Fonseca
Repórter de imagem - Paulo Cepa
Edição de Imagem - Luís Gonçalves
Grafismo - Isabel Cruz
Produção – Sónia Ricardo
Pós-Produção Áudio - Edgar Keats

Fonte: SIC

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sacoor Brothers veste FC Barcelona

A marca portuguesa Sacoor Brothers assinou recentemente contrato para vestir o FC Barcelona, tornando-se, deste modo, patrocinadora exclusiva do clube na categoria de “Marca Oficial de vestuário do FC Barcelona”.

O acordo, assinado para esta época 2012/13, permite à marca portuguesa vestir os profissionais de futebol, basquetebol, andebol, futsal e hóquei em patins. A Sacoor já tinha, anteriormente, vestido o Barcelona, nas épocas desportivas 2007/08 e 2008/09.

Deste modo, a insígnia portuguesa ganha os direitos de utilizar a imagem do clube em publicidade, promoção e marketing.

Fonte: YoungNetwork 

Campanha da Zon vence prémio internacional

A campanha de lançamento da nova plataforma Iris by Zon Fibra arrecadou um galardão na categoria New brand launches and rebrandings, nos CAP Awards 2011 (Creative Awards Program), informa a operadora. “A Zon foi a única empresa portuguesa distinguida nesta iniciativa promovida anualmente pela CTAM Europe, Associação Internacional de Marketing para o Cabo e Telecomunicações”, destaca a Zon, acrescentando que este é o quarto ano consecutivo em que é premiada.

Por outro lado, a Zon foi convidada a apresentar o case study da campanha no painel Best In Show, “para qual apenas cinco empresas foram nomeadas”, realça. “Não é televisão, é a tua visão” constituiu o claim da campanhada lançada a 14 de Janeiro de 2011. A Iris foi recentemente distinguida como o Interface mais inovador do ano nos Prémios Internacionais TV of Tomorrow Show 2011 e conquistou também o Janus Award 2010, do Institut Français du Design, na categoria Melhor Serviço.

“Este prémio confirma e reconhece internacionalmente a capacidade de inovação associada à Zon bem como a sua liderança tecnológica, posicionando a Iris como uma oferta state-of-the-art no mercado,” afirma, citada no mesmo documento, Lígia Silva, directora de Marketing da Zon.

Fonte: Briefing

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grupo Pestana distinguido com prémio TUI

O grupo hoteleiro português Pestana viu as unidades Pestana Miramar Hotel e Pestana Palms Aparthotel serem distinguidas com o prémio TUI Environmental Champion Award 2011. Em causa esteve o desempenho activo na protecção do ambiente e desenvolvimento de um turismo sustentável assente em valores de responsabilidade social.

O TUI Environmental Award visa premiar os cem melhores hotéis do mundo que salvaguardam a protecção da natureza e do meio ambiente.
“O valor do Grupo Pestana foi uma vez mais premiado pelos clientes do TUI, colocando os nossos hotéis entre os 100 melhores do Mundo. É muito gratificante ver reconhecidas internacionalmente as práticas sustentáveis que temos vindo a implementar nas nossas unidades, com o objectivo de as tornar mais amigas do ambiente e rentabilizar os recursos naturais envolventes. Somos uma equipa empenhada e consciente”, salienta José Theotónio, administrador do Grupo Pestana.

Depois de classificados entre os cem  melhores hotéis do mundo, o Pestana Miramar e Pestana Palms vão passar a ser destacados nas brochuras turísticas de Verão e Inverno 2012/13 do TUI e serão especialmente promovidos nas suas campanhas de marketing.

Fonte: YoungNetwork

“Bairro das Artes” conquista prémio internacional

A marca “Bairro das Artes”, iniciativa anual que assinala a rentrée cultural da sétima colina de Lisboa, foi galardoada com um “Award Winner” pela Wolda, the worldwide logo design annual, entidade que premeia os melhores logótipos e marcas a nível internacional. Na edição deste ano, que contou com 1400 participantes de todo o mundo, a “Bairro das Artes” foi escolhida num total de 200 vencedores.
O logótipo “Bairro das Artes link externo” foi criado pela Flúor design para o I Love Bairro Alto / Galeria das Salgadeiras, as entidades promotoras da iniciativa. A identidade gráfica pretende reflectir o espírito de “bairro aberto”, onde os visitantes podem percorrer as ruas com o mapa nas mãos e visitar diversas exposições na mesma noite.
A iniciativa “Bairro das Artes”, cuja segunda edição decorreu a 22 de Setembro, ganha a forma de um evento de arte contemporânea, com inaugurações em simultâneo, horário alargado e visitas guiadas, e tem por objectivo oferecer a diferentes públicos uma programação artística eclética e contemporânea.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fado a Património da Humanidade com os Pastéis de Belém

A candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade conta com o apoio dos Pastéis de Belém, que acabam de lançar um packaging especial para a campanha. A criação e estratégia esteve a cargo da agência de crossmedia FANQ!, que contou com a ajuda do ilustrador André Carrilho para compor o packaging de mais de 200 mil embalagens que serão entregues aos consumidores até ao próximo dia 15 de Dezembro. Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Maria da Fé são os rostos presentes nas embalagens com o traço do ilustrador, acompanhadas de um voucher para visitar o Museu do Fado e um QR code para assistir ao vídeo de candidatura apresentado à UNESCO.

Fonte: Meios & Publicidade

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Portugal entre os países que mais produzem ficção para horário nobre

Entre os 11 países que integram o Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel), Portugal é aquele que, em 2010, mais produziu ficção para horário nobre. As horas dedicadas à ficção no prime time atingiram as 1071, numa tendência que já vinha a verificar-se desde 2008, e que deixa para trás a Colômbia (1060) e os Estados Unidos da América (910). Esta é uma das conclusões da pesquisa efectuada pelo projecto internacional Obitel, que analisa a produção, exibição, consumo, comercialização e propostas temáticas da ficção realizada em Portugal, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguaia, Venezuela e Estados Unidos da América. 

Os resultados de 2010 do projecto Obitel – que em Portugal é coordenado por Catarina Duff Burnay, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e Isabel Ferin Cunha, da Universidade de Coimbra – estão a ser apresentados hoje, dia 20, na Universidade Católica, sob o tema “Qualidade na Ficção Televisiva”.

Em 2010, a Colômbia liderou a produção nacional de horas de ficção (1671), cabendo a Portugal a vice-liderança (1351) e ao Brasil o terceiro lugar (1288). No que se refere aos formatos, a telenovela continua a ser a produção mais popular na maioria dos países, com excepção de Espanha e Portugal que têm apostado mais nas séries e minisséries: Espanha lidera com 26 séries e 13 minisséries, contra 12 e 7, respectivamente, de Portugal. Colômbia com 20 títulos produzidos em 2010, Brasil, EUA e México, todos com 13 títulos, são os países do Obitel que mais produzem telenovelas.

Em Portugal, 90% dos títulos foram emitidos em canais privados, 70% pela TVI e 20% pela SIC. O canal público RTP 1 aparece na lista apenas uma vez com uma minissérie. As audiências médias por minuto – rating – registaram contudo uma diminuição face ao ano anterior: entre 2009 e 2010, o rating desceu quase 2% nos títulos de ficção nacional mais vistos. A TVI liderou em audiência: em 2010, a telenovela “Deixa que Te Leve” alcançou o primeiro lugar como o título mais visto em 2010, com 15,1% de audiência e 43,6% de share. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, “Espírito Indomável” e “Meu Amor”, todas emitidas pela estação de Queluz. 


De uma maneira geral, o perfil das audiências televisivas em Portugal corresponde aos maiores de 64 anos, residentes no interior e pertencentes à classe média baixa ou baixa. Os jovens que assistem às telenovelas – e têm algum acesso à Internet – são normalmente crianças e adolescentes menores de 14 anos, que acompanham os seus avós durante a assistência televisiva no interior, onde não existem tantas opções de lazer como nos grandes centros. 

O estudo do Obitel concluiu ainda que, em alguns países como Espanha e Portugal, a Internet parece cumprir o papel de rejuvenescer a audiência televisiva ao atrair uma recepção jovem, cada vez mais personalizada e carente de interactividade. As audiências migram os seus assuntos de conversação cada vez mais para outras plataformas como por exemplo para os sites oficiais dos produtores e estendem-se para outros de encontro na rede. Por exemplo, a telenovela “Espírito Indomável” tinha um site oficial, quatro páginas de grupo e um perfil no Facebook, uma página no Twitter e três blogs de fãs. 



Fonte: Cunha Vaz & Associados

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sacoor Brothers ruma ao Reino Unido

A marca de vestuário portuguesa Sacoor Brothers decidiu apostar em terras de Sua Majestade, com a abertura da sua primeira loja no Reino Unido. A loja, com cerca de 220 m2, está localizada no recém inaugurado centro comercial Westfield Stratford, considerado o maior centro comercial urbano da Europa com mais de 300 lojas, 70 restaurantes, 14 salas de cinema, três hotéis e o maior casino do Reino Unido. Este centro, explica a marca em nota enviada à imprensa, deverá ainda ser “uma porta privilegiada aos Jogos Olímpicos de 2012, por onde se espera que passem cerca de 70 % do total de visitantes”. Em breve, adianta a marca, “serão inauguradas mais duas lojas: uma no reconhecido Westfield London e uma terceira loja no Bluewater em Kent”.

Fonte: Meios & Publicidade