sábado, 31 de dezembro de 2011

Portuguesa cria linha de brinquedos para crianças invisuais


Foi desenvolvida em Portugal uma linha de brinquedos dedicada a crianças invisuais ou com baixa visão, da autoria de Leonor Pereira, mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho. A linha pretende ajudar estas crianças a interagir de forma saudável com os colegas, incluindo-as a todos os níveis e proporcionando-lhes maneiras de brincar, como informa Leonor Pereira em comunicado, citada pelo site Boas Notícias.
Na produção destes brinquedos a autora teve em atenção, não só o design, mas também a qualidade estética e táctil. Assim, todas as peças são baseadas em texturas, relevos e cores, partindo de materiais como malhas e bordados, que permitem a análise pelo tacto.
Os brinquedos já foram testados por crianças de um jardim-de-infância de Aveiro, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. O feedback, esse, foi «muito positivo». Leonor Pereira, que é também professora do ensino básico, destacou que «elas perceberam o sentido da brincadeira e partilharam a mesma experiência que as outras crianças», avança o mesmo meio. A professora manifestou a vontade de tornar este projecto “mais real” e colocá-lo à disposição de todos, pelo que a futura comercialização desta linha de brinquedos poderá ser considerada.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Anúncio ao Fantasporto distinguido internacionalmente

Um anúncio ao Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto foi distinguido pelo site Film Festival Posters. O trabalho recebeu o prémio especial do júri e refere-se ao apoio do Jornal de Notícias à edição 2011 do certame. A criatividade é assinada pela Draft FCB Lisboa.

O anúncio reproduz o "Like" do Facebook com uma mão decepada e com as letras escritas a sangue sobre azulejos brancos.

Nesta edição dos galardões atribuídos pelo site, o ouro ficou para um poster do Festival de Cinema de Los Angeles. Foram também distinguidos posters de festivais como Cannes, Palm Springs International Film Festival e Guadalajara International Film Festival.

O Film Festival Posters é uma base de dados online com posters e material promocional de festivais de cinema de todo o mundo.

Fonte: Diário de Notícias/Briefing

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quais são os desejos dos portugueses para este Natal?

Saúde, prosperidade, amor e felicidade são os desejos dos portugueses nesta quadra. A conclusão é da E.Life que resolveu analisar os maiores desejos de Natal dos portugueses e de que forma se comportam face às suas necessidades materiais e sentimentais, principalmente num ano em que o país atravessa algumas dificuldades financeiras.


O estudo foi realizado através dos software desenvolvidos internamente pela E.Life, foram analisados os depoimentos publicados entre os dias 1 e 11 de Dezembro na rede social Facebook contemplando um total de 260 publicações.

Do estudo, concluiu-se que os principais desejos para esta quadra natalícia não serão bens materiais, mas sim bens como saúde, prosperidade, amor e felicidade. Uma das explicações para esta conclusão poderá ser a difícil situação económica que o país enfrenta.

Os "sentimentos" estão no topo da lista de Natal dos portugueses com 156 dos 260 depoimentos analisados. São ainda feitas algumas referências a prendas não específicas com 39 posts e só depois surgem os brinquedos com 28 registos, são feitas apenas oito referências a veículos (carros, motas ou bicicletas). Apenas seis posts referem tecnologia e no final da lista a completar o total de depoimentos encontram-se os pedidos relacionados com utensílios domésticos, música, vestuário, telemóveis, livros e no final jogos, com apenas uma referência.
Para completar o estudo, foram ainda selecionadas para a busca de depoimentos, alguns termos como "o meu presente de Natal", "a minha lista de desejos", "na minha lista de Natal", "as minhas prendas de Natal", "vou fazer compras de Natal", "vou oferecer", "para o Natal vou pedir", entre outros, sendo o termo "vou pedir ao Pai Natal"  o mais usado durante a análise deste estudo.

Fonte: No More

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1000 Visitas! Obrigado a todos...

Capas da UP entre as melhores do mundo em 2011

O site norte-americano Cover Junkie escolheu duas capas da revista de bordo da TAP, a UP – Ouse sonhar mais alto, como duas das melhores capas do mundo, no ano de 2011. Estes trabalhos retratam dois destinos turísticos portugueses o Estoril e a Costa Oeste. 


As capas seleccionadas e nomeadas estão disponíveis no Cover Junkie e podem ser votadas pelos internautas.
As capas da UP estão nomeadas ao lado de trabalhos da Wired, Vogue, New York Times, Times, Bilboard, Esquire, Playboy, entre outras.


Fonte: TAP Portugal

Porto nomeado para Melhor Cidade de Design

O Porto está ao lado de Londres, Cidade do México, Berlim e Guangzhou (China) na corrida ao título de Melhor Cidade nos Design Awards 2012, atribuídos pela revista Wallpaper. Os vencedores serão divulgados na edição de Fevereiro de 2012 da revista. Entre as razões para a nomeação estão nomes como Álvaro Siza, Souto de Moura e Agostinho Ricca. Além disso, a Wallpaper aponta os espaços Buhle, Café Candelabro, Era Uma Vez no Porto e a zona da Foz, Fantasporto, as galerias da Miguel Bombarda, o Teleférico de Gaia e o Museu do Côa (já fora do Porto) como argumentos para esta distinção.

Fonte: Meios & Publicidade

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Oito lançamentos de marcas portugueses em 2011

Relembre alguns casos de inovação de marcas portuguesas que foram notícia ao longo de 2011.

1. Sagres Preta Chocolate
É uma edição limitada, mas despertou curiosidade. O site de lançamento da Cerveja Sagres Preta com sabor a Chocolate, com elementos feitos de chocolates verdadeiro, foi premiado em vários festivais de criatividade. Este projecto foi assinado pela Grand Union.

2. Compal Clássico de Cereja
O nome diz tudo. É para ser bebido fresco. A campanha de lançamento foi assinada pela Y&R e teve o filme produzido pela Krypton.

3. Papel higiénico para crianças
Em Espanha a Renova lançou um pack, a propósito da visita do Papa Bento XVI, com rolos de papel com as cores da bandeira do Vaticano. O pack vinha acompanhado pela frase Welcome Benedict! – I Love the Pope. Em Portugal, o destaque vai para a linha de papel higiénico para crianças. Para que não sabe, o Renova Kids é constituído por rolos de folha dupla, com suavidade extra e vem decorado com personagens infantis.

4. Chá da Delta Q
A Delta entrou no negócio dos chás com o lançamento do Delta Q Tisanas, disponível nas versões Delight, Refresh e Relax. O projecto, que resulta de uma parceria com a Tetley, teve comunicação a cargo da Lowe Ativism. O objectivo para este ano era vender três milhões de cápsulas de Delta Q Tisanas e entrar em mais 150 mil lares. Trezentos mil lares já têm máquinas Delta Q.

5. Uma bebida para bronzear
A Sunlover, desenvolvida por Artur Tavares, apresenta-se como a primeira bebida cosmética do mundo. Além de hidratar, a Sunlover permite obter um bronzeado mais rápido. Representou um investimento na ordem dos 1,4 milhões de euros,com o objectivo é vender um milhão de latas em Portugal.

6. Chocolates Imperial
A empresa Imperial descreve-se como o maior fabricante português de chocolates. Além de criar produtos específicos para os países de exportação, colocou no mercado, por exemplo, novos bombons Jubileu d’Or, frutos secos cobertos com chocolate Jubileu ou o Regina sabor a maracujá.

7. Novas marcas de iogurte
Em 2011 surgiram duas novas marcas de iogurtes. A Gelgurte pôs no mercado o Nutrégi, o iogurte “que faz bem”, que teve comunicação a cargo da BeNext. A mesma empresa lançou o Glint, que segue o conceito “O iogurte que eu quero”. Aqui o projecto foi assinado pela Mola Ativism. A Gelgurte, empresa da Guarda, decidiu lançar estas marcas depois de deixar de produzir para a Yoplait.

8. Casal Garcia na versão sparkling
Há uns anos seria impossível de imaginar vinho a pressão ou sem álcool. Mas nesta área as inovações não param. A marca de vinhos verdes Casal Garcia acrescentou às versões branco e tinto, o rosé e, mais recentemente, o espumante Casal Garcia Sparkling.

Fonte: Meios & Publicidade

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Calçado português mais “jovem” em Hot New Talents

Chegou ao mercado a publicação Hot New Talents, que pretende apresentar e premiar a excelência do trabalho dos jovens finalistas do curso de modelação e estilismo do CFPIC (Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado). Trata-se de um projecto da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes Artigos de pele e Seus Sucedâneos) e do CFPIC, que conta com o apoio do Programa Compete. O objectivo da publicação é criar condições para uma rápida entrada dos finalistas do CFPIC no mercado de trabalho.
Os conteúdos da Hot New Talents foram elaborados por profissionais portugueses na área da moda, tendo ficado a fotografia a cargo de Frederico Martins, o styling de Fernando Bastos Pereira, os cabelos de Rui Rocha e a maquilhagem de Patrícia Lima. Margarida, da Best Models, foi a manequim. A publicação contempla as propostas de alguns talentos portugueses na área do calçado como Armando Pinto, Carla Amaral, Cátia Costa, Maria João Dias e Sara Alves, aliando-as à criatividade de jovens designers do sector de vestuário como Fernando Lopes, Hugo Veiga e Luciana Teixeira.
A Hot New Talents insere-se na campanha de imagem do calçado português em curso e será distribuída em mais de 30 países, com o intuito de apresentar “um sector jovem, moderno, evoluído e voltado para o futuro”, afirma a APICCAPS em comunicado.
De referir que o calçado português exporta mais de 95% da sua produção para 132 países, nos cinco continentes. Até Outubro de 2011, as vendas nos mercados externos aumentaram 18,5% para 1.343 milhões de euros.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lisboa é a 27ª cidade mais reputada do mundo


No ranking das 100 cidades mundiais mais reputadas, Lisboa ocupa o vigésimo sétimo lugar, de acordo com o City RepTrak 2011, um estudo realizado pelo Reputation Institute (RI) que tem por intuito apurar as 100 cidades do mundo com melhor reputação. 66,21 pontos foi o índice pulse registado pela capital portuguesa, em que os atributos mais valorizados são “ser uma cidade bonita” e “possuir um ambiente seguro”.
O top 10 do ranking é liderado por Londres (71,85), Genebra (70,97), Sidney (70,93), Viena (70,76), Veneza (70,70), Roma (70,64), Barcelona (70,49), Oslo (70,48), Florença (70,39) e Vancouver (70,24).
Para uma cidade atingir um alto nível de reputação, de acordo com o City RepTrak 2011, deve “produzir produtos e serviços respeitados, possuir um ambiente cultural apelativo, ser um centro internacional para os negócios e ser uma cidade segura”.
O estudo faz notar ainda que existe uma relação directa entre o nível de reputação de uma cidade e a intenção de a visitar, de a recomendar a terceiros ou conduzir negócios nessa cidade. De facto, a intenção do público de visitar as cidades que integram o top 10 do ranking é três vezes superior à das 10 cidades com piores índices de reputação, alerta Pedro Carneiro, Managing Partner do RI. «Deste modo, torna-se fulcral conhecer o índice de reputação sobre a capital de Portugal, na medida em que nos permite definir estratégias eficientes para atrair turistas, captar negócio, angariar mão-de-obra internacional e conquistar capital estrangeiro», conclui o responsável.
Luanda (47,03), Teerão (36,26) e Bagdad (34,58) são as cidades com a pior reputação.
Clique nas imagens e veja o ranking completo com as 100 cidades mais reputadas.

 Fonte: Marketeer

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Delta Cafés reforça no Luxemburgo

A Delta Cafés adquiriu um distribuidor no Luxemburgo com vista a fortalecer a relação de proximidade e melhorar o serviço prestado aos clientes. Este passo insere-se na estratégia delineada pela empresa de Campo Maior para o mercado internacional. A compra do distribuidor no Luxemburgo, mercado com o qual trabalha desde 2002, vai permitir o reforço da posição da marca nos canais HORECA, retalho tradicional e grande distribuição.

À data, a Delta Cafés conta com cerca de 250 clientes directos no Luxemburgo, número que a empresa pretende duplicar nos próximos três anos, como revela o seu administrador, Rui Miguel Nabeiro, em comunicado.

Fonte: Marketeer

Papel higiénico dedicado ao Papa galardoado


O grupo Inforpress foi galardoado em Amesterdão nos European Excellence Awards 2011, na categoria “Moda e Beleza”, com o trabalho “A good way to get toilet paper into the paper”, desenvolvido para a portuguesa Renova. A concorrer directamente com a Inforpress estavam as agências Trigger Oslo, Porter Novelli e Saatchi & Saatchi, tendo saído vencedor o projecto que tinha por objectivo levar um produto como o papel higiénico - normalmente pouco atractivo para os media e para os próprios consumidores - a ser falado nos meios de comunicação. A estratégia definida pela Inforpress tornou o produto da empresa liderada por Paulo Pereira da Silva numa notícia e transportou o papel higiénico do seu âmbito sectorial tradicional para outros campos. A propósito da visita do Papa a Espanha, em 2011, a Renova preparou um pack com rolos de papel cujas cores, branco e amarelo, remetiam para a bandeira do Vaticano, e com uma legenda que dizia “Welcome Benedict! - I love the Pope”. Os interessados podiam comprar o produto através da loja online da Renova. Durante a visita do Pontífice àquele país, na Jornada Mundial da Juventude, a Renova doou 7.500 rolos de papel higiénico à organização do evento, para serem utilizados como serpentinas gigantes, em tom de comemoração e boas-vindas ao Papa. Como afirma a agência em comunicado, citada pelo Marketing News, o êxito mediático em Espanha foi “enorme”, tendo sido criada uma repercussão positiva para a marca.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fotógrafos portugueses conquistam galardões

A AFP (Associação de Fotógrafos Profissionais de Portugal) conquistou em Bruxelas mais reconhecimentos QEP - Qualified European Photographer e MQEP - Master Qualified European Photographer, para Fotografia Profissional Nacional. Os galardões, atribuídos pelo FEP - Federation of European Photographers, surgem depois do português André Boto ter sido eleito Fotógrafo Profissional Europeu do Ano, em 2010.

Já este ano, outros três portugueses viram o seu trabalho ser reconhecido com um certificado QEP: António Mendes e Rui Teixeira com QEP em Casamento e Jerónimo Heitor Coelho com QEP em Fotografia de Interiores e Fotografia de Reportagem. Ao mesmo tempo, o fotógrafo Miguel Araújo tornou-se no terceiro português a conseguir o certificado MQEP.

Os reconhecimentos QEP e MQEP são certificações de qualidade que distinguem o trabalho de fotógrafos europeus, nas mais diversas categorias dentro da fotografia. O português Jerónimo Heitor Coelho foi, por sua vez, o fotógrafo europeu que arrecadou mais reconhecimentos pela FEP, apresentando no seu currículo cinco QEP e 1 MQEP, o mais alto galardão atribuído por aquela entidade. Ainda na edição deste ano o fotógrafo profissional português José Diogo Freitas foi premiado pela FEP com a Silver Camera 2011, na categoria de Fotografia Ilustrativa.

De referir que a Federation of European Professional Photographers reúne as associações nacionais de 21 países.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nazaré: Qual o retorno desta onda?

O vídeo de Garrett McNamara a surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, teve um “retorno mediático que neste momento é incalculável na sua totalidade”, comentou ao M&P Pedro Pisco, administrador da Nazaré Qualifica. As imagens  passaram na CNN, ESPN, FOX, CBS, ABC, Eurosport, Discovery Channel, BBC, entre outros canais internacionais. “Foi impossível monitorizar todas as menções ou exibições do vídeo de Garrett McNamara na Praia do Norte. No entanto, em Portugal todo o projecto deste ano, até à semana em que o Garrett apanhou a onda gigante, tinha tido um retorno de mais de um milhão de euros, de acordo com a Media Monitor, sem contabilizar a internet”, refere o mesmo responsável. McNamara esteve na Nazaré a convite da Câmara.

Este foi o ponto alto do projecto em torno da marca Praia do Norte, que tem sido implementado pela empresa municipal Nazaré Qualifica, para dar a conhecer as potencialidades para a prática de surf, de forma a atrair visitantes. “O processo de criação da marca Praia do Norte envolveu uma equipa composta por Paulo Caldeira no desenvolvimento estratégico da marca, por João Oliveira no design e pela empresa municipal Nazaré Qualifica na implantação e gestão”, refere Pedro Pisco. O projecto arrancou em 2008, tendo já sido investidos 400 mil euros em eventos. Está, neste momento, em construção o Centro de Alto Rendimento de Surf no valor de 600 mil euros. À Câmara da Nazaré cabe uma fatia de 10 por cento do valor total, “o restante foi assegurado por parcerias de empresas e instituições privadas”, completa. O projecto The North Canyon Show by Garrett McNamara tem como principal patrocinador a Zon.




Fonte: Meios & Publicidade

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oito mercados estratégicos para o vinho português

A ViniPortugal, associação interprofissional do sector vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, confirmou hoje os oito mercados estratégicos para o investimento futuro. Assim, EUA, Brasil, China, Canadá, Angola, Reino Unido, Países Nórdicos, Alemanha, além do próprio mercado nacional, serão os mercados-alvo. A ViniPortugal anunciou que irá desenvolver um conjunto de acções nos mercados interno e externos. As acções de marketing irão centrar-se nas vertentes de comunicação, promoção, eventos e educação/formação, cabendo aos eventos a maior fatia do orçamento de investimento, cerca de 49 por cento.


Com um enfoque na valorização da marca “Wines of Portugal”, a ViniPortugal desenvolverá um conjunto de acções promocionais que potenciem o reconhecimento dos vinhos nacionais, como também da sua excelência junto dos canais comerciais especializados para fomentar o aumento das exportações da produção vitivinícola portuguesa. No mercado nacional a aposta estará focada no projecto Vinho a Copo, incluindo acções de formação para o canal horeca, festas e o desenvolvimento de um guia de restaurantes/bares.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cadeia Walmart já vende produtos portugueses

A empresa luso-canadiana Ferma Foods Products está a introduzir alimentos portugueses nos grandes supermercados do Canadá pertencentes às cadeias Walmart, Loblaws, Metro, Super C e Sobys, entre outros.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da companhia, o maior importador de produtos alimentares nacionais para o Canadá, justificou tratar-se de uma estratégia decorrente da própria evolução do seu mercado que «está a tornar-se menos português e mais canadiano», pese embora a prioridade seja servir os luso-canadianos.

António Braz Belas elucidou que o objectivo principal é «os produtos portugueses chegarem às grandes superfícies para que o português possa ter o produto que comprava nas mercearias portuguesas de bairro», que têm encerrado, por não rejuvenescerem e serem apanhadas pelo movimento geral de maior procura dos hiper, em detrimento do pequeno comércio.

Como resultado, «nos últimos anos, nós [a Ferma] crescemos, não nos portugueses, mas nos mercados canadianos em geral. Hoje os portugueses são 45% do nosso mercado», adiantou o gestor.
A entrada progressiva nos hiper abriu caminho, por outro lado, a que consumidores canadianos estejam a comprar produtos nacionais, como «água do Luso», sardinhas, polvo e outros da marca Ferma, em supermercados de costa a costa do país - desde a província Quebeque, Ontário, Manitoba e Alberta, à Colúmbia Britânica.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vinho português com primeiro packaging personalizável

O objectivo é fortalecer o elo emocional do consumidor à marca e prolongar o ciclo de vida do produto para lá da degustação.

A Redbridge foi a agência responsável pela criação do packaging, tendo o desafio sido lançado pela Torre do Frade. A agência desenvolveu um rótulo «marcado por um layout jovial e descontraído que permitirá conservá-lo como recordação do momento da abertura», informa a marca.

«Surgindo no mercado enquadrado num segmento de vinhos de gama média e direcionado a um mercado jovem e cosmopolita, o packaging de VIRGO foi criado com base no conceito MAKE THE MOMENT, que destaca a originalidade da embalagem, associando-a a um vinho de qualidade e respondendo à crescente tendência das marcas conferirem um cada vez maior protagonismo e poder de decisão aos consumidores», como explica Miguel Corte Real, responsável pela RedBridge.

Para Diogo Albino, responsável de marketing da herdade alentejana Torre do Frade, «este projeto surge com o objetivo da internacionalização da marca. O nome VIRGO é facilmente exportável e possui na sua génese um conceito diferenciador capaz de promover uma interatividade entre a marca e o consumidor».

Através do site www.VIRGO.pt link externo os consumidores podem colocar as suas criações a concurso, bastando para isso consultar o regulamento no site. A marca promove passatempos de dois em dois meses onde elege de uma short list de dez rótulos criados pelos consumidores os três melhores que serão premiados. As recompensas para os vencedores vão desde caixas de VIRGO, passando por visitas guiadas à Herdade até vouchers para fins de semana a dois em Turismos Rurais do norte alentejano.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Açores na publicidade dos táxis britânicos

A Spreading Advertising está a promover nos táxis britânicos uma nova campanha do Turismo dos Açores. A campanha estará activa nos próximos 6 meses.

Com o claim "Feel alive", estão nas ruas um total de 48 táxis: 32 em Londres e 16 em Manchester, perfazendo um total de 96 faces.

Esta campanha chegou aos táxis ingleses através da rede internacional Taxi-Ad, de que a Spreading Advertising faz parte.

Fonte: Spreading Advertising

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Coimbra desenvolve SuperCooling


Chama-se SuperCooling a tecnologia desenvolvida por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) que consegue arrefecer alimentos e bebidas a uma velocidade dez vezes superior aos tradicionais equipamentos, como frigoríficos. A investigação começou há dois anos e, como adianta o Público, baseia-se na técnica da refrigeração por vácuo, não interferindo com a qualidade do produto.
Para exemplificar a capacidade da tecnologia, a FCTUC adianta em comunicado que uma garrafa de água de 33cl pode ser arrefecida em três minutos!
A SuperCooling, dada a sua rapidez, é também economicamente vantajosa já que o refrigerador consome apenas a energia necessária para o arrefecimento dos produtos, conforme explica a investigadora Cátia Agusto. A tecnologia pode, portanto, vir a ter um forte impacto no futuro, tanto no sector doméstico como no de restauração e hotelaria.

Fonte: Marketeer

Banana da Madeira com nova presença online

A marca Banana da Madeira acaba de anunciar o lançamento do seu site que funciona com ponto de partida para todo o universo digital. A Brandia Central foi a agência encarregue do desenvolvimento e implementação deste portal.
Com cinco áreas distintas, o novo site pretende essencialmente dar a conhecer este fruto e o seu método de produção, as propriedades nutricionais da Banana da Madeira, receitas culinárias, entre outras áreas relacionadas com o fruto.

Paralelamente, a insígnia lança também o passatempo "Diga Ba-na-na" com o objectivo de "comprovar que comer banana é divertido e sinónimo de um sorriso". Em comunicado, a marca revela a dinâmica do passatempo: "basta juntar um grupo de quatro amigos e filmá-los a dizer 'Ba-na-na'; o filme deve ser editado de forma criativa e postado no mural da página do Facebook da Banana da Madeira". O mais original vai até à Madeira com quatro amigos.

Fonte: Banana da Madeira

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bacalhau nacional em campanha


Com o intuito de promover o bacalhau transformado em Portugal, a AIB - Associação dos Industriais do Bacalhau avançou com uma campanha que responde ao mote “Sabor de quem sabe melhor”. Tendo implicado um investimento de meio milhão de euros, a campanha apresenta o novo logótipo criado pela AIB e que, a partir de agora, passará a identificar o bacalhau transformado pela indústria nacional. Como explica a presidente desta entidade, Luísa Ferreira de Melo, a campanha tem por objectivo «chamar a atenção para o processo de transformação do bacalhau». E a responsável continua: «O que torna o nosso bacalhau único é a forma como ele é tratado. O sabor é idêntico em todos os mares onde ele é pescado. A origem é indiferente, o que faz o bacalhau mais saboroso é o processo de transformação, uma tradição portuguesa com séculos.»
A campanha, da responsabilidade da agência Ska Publicidade, arranca hoje em televisão, imprensa e internet.
Veja o vídeo da campanha.


Fonte: Marketeer

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Católica e Nova entre as melhores escolas de gestão

Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica são as duas instituições portuguesas que estão entre as 40 mais bem classificadas no ‘ranking’ europeu do Financial Times 2011 para as escolas de economia e gestão. A lista link externo do Financial Times European Business Schools conta com a “Católica Lisbon School of Business and Economics” em 33.º lugar e a “Nova School of Business and Economics” (Nova SBE) em 39.º.
O ‘ranking’ de 2011 é liderado pela “Haute Ecole Commercial de Paris” (HEC Paris), pelo terceiro ano consecutivo.

Fonte: Marketeer

Stand Multilem é o “Mais inovador em Tecnologia e Serviços”


O stand criado pela Multilem para o Turismo de Portugal na EIBTM, uma das principais feiras internacionais de turismo de negócios, conquistou o Prémio de “Stand mais inovador em Tecnologia e Serviços”. O galardão foi atribuído ao stand português em Barcelona, entre 3,1 mil expositores, provenientes de 100 países. Com 545 m2, o stand recorreu às mais recentes tecnologias de exibição de conteúdos e de eficiência energética, e permitiu acolher as cerca de meia centena de empresas portuguesas presentes nesta feira.
Já no ano passado o stand criado para a mesma entidade foi reconhecido como “Melhor stand para fazer negócios”, em Londres, na World Trade Market.
Este ano o stand criado pela Multilem recebeu o prémio de “Melhor stand internacional” na Fitur, Feira de Turismo de Madrid.

Fonte: Marketeer

domingo, 4 de dezembro de 2011

Lisboa é a 41ª cidade do mundo com maior qualidade de vida

Lisboa é a 47ª cidade europeia mais segura a nível pessoal, e a 41ª no que toca à qualidade de vida, à escala mundial. A conclusão é do estudo “Quality of Living 2011″ da Mercer, consultora internacional de gestão e investimentos, no qual é estabelecido um ranking das cidades com maior nível de qualidade de vida. De referir que a capital portuguesa foi a única cidade do País considerada na investigação. A lista do Estudo de Qualidade de Vida da Mercer abrange 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação. As cidades europeias representam mais de metade das que se encontram no top 25 da classificação.

Este ano, além das cidades com maior classificação de qualidade de vida, o estudo identificou aquelas que assumem a segurança pessoal mais elevada, com base em critérios como estabilidade interna, níveis de criminalidade, eficácia da política de segurança e das relações internacionais do país. O Luxemburgo encontra-se em primeiro lugar na classificação em matéria de segurança pessoal, seguido de Berna, Helsínquia e Zurique, em segundo lugar ex-aequo. A quinta posição é reclamada por Viena, surgindo Genebra e Estocolmo na sexta.

Na Europa, Viena é a cidade com a qualidade de vida mais elevada. As cidades alemãs e suíças dominam o topo da classificação. Em segundo lugar está Zurique, seguida por Munique (4), Düsseldorf (5), Frankfurt (7) e Genebra (8). Já Berna partilha a nona posição com Copenhaga. Lisboa está na 41ª posição do ranking, depois de cidades como Amesterdão (12), Hamburgo (16), Berlim (17), Luxemburgo (19), Estocolmo (20), Bruxelas (22), Nuremberga (24) e Dublin (26). Paris encontra-se na 30ª posição, seguida de Oslo (33), Helsínquia (35) e Londres (38).

«De modo geral, as cidades europeias continuam a manter elevados níveis de vida, porque gozam de infra-estruturas urbanas modernas e avançadas, combinadas com meios de lazer, recreativos e de saúde de alto nível», faz notar Diogo Alarcão, partner da Mercer. «Porém, a crise financeira, o elevado nível de desemprego e a falta de confiança nas instituições políticas dificultam a previsão das suas posições futuras. Países como a Áustria, a Alemanha e a Suíça ainda registam um bom resultado nas classificações de qualidade de vida e segurança pessoal, mas não são imunes a declínios do nível de vida se a incerteza de mantiver», alerta o responsável.

Bagdade (221) é a cidade menos segura do mundo, seguida de N’Djamena, no Chade (220), Abijão, na Costa do Marfim (219), Bangui, na República Centro-Africana (218), e Kinshasa, na República Democrática do Congo (217).

O estudo tem por objectivo ajudar os governos e empresas multinacionais a remunerarem os seus colaboradores de forma justa quando estes são destacados para projectos internacionais, através de informação de relevo e recomendações sobre os subsídios que deverão ser equacionados para garantir a mesma qualidade de vida nas cidades de destino.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Exportações têxteis aumentam 12% para 3,1 mil milhões até Setembro


As exportações da indústria têxtil e do vestuário em Portugal aumentaram 12%, para 3,1 mil milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo, com um ligeiro abrandamento em Setembro.
 
"O sector acabou por reagir bem, está melhor que o país e continua a comportar-se com dinamismo", considerou o secretário-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), realçando que "se não houver nenhuma surpresa, o sector pode chegar ao final do ano com quatro mil milhões de euros de exportações".
 
Em declarações à Lusa, Paulo Vaz afirmou que "o problema das dívidas soberanas, que tem efeito nas expectativas de outros mercados além da Europa do Sul, pode levar a um arrefecimento da procura no final do ano, mas mesmo numa perspectiva conservadora será possível chegar a valores próximos dos registados antes do início da crise de 2008".
 
Em comunicado, a ATP adiantou que "a indústria têxtil portuguesa exportou mais 22% de matérias-primas, com destaque para as de algodão, com um aumento de 68%, as fibras sintéticas ou artificiais descontínuas, com um acréscimo de 25%".
 
Para o aumento das exportações contribuíram também os tecidos impregnados e de uso técnico, têxteis de valor acrescentado, que são uma aposta de diferenciação do sector.
 
Ainda assim, em Setembro, registou-se uma quebra no crescimento das exportações em relação ao período homólogo, que vinha sendo superior a 9%, ficando-se pelos 5,4%. De acordo com Paulo Vaz, esta tendência deverá registar-se também em Outubro, mês em que "a procura foi muito afectada pelas condições climatéricas".
 
Nos primeiros três trimestres, as importações têxteis também aumentaram 4%, para 2,5 mil milhões, o que resultou num saldo da balança comercial positivo em 562 milhões de euros.

Fonte: Jornal Oje

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Calçado vai crescer 9% em 2011


As exportações da indústria portuguesa de calçado aumentaram 20,2%, o que representa o melhor desempenho dos últimos 17 anos. A indústria portuguesa de calçado exportou, nos primeiros 9 meses do ano, calçado no valor de 1.231 milhões de euros, praticamente o mesmo valor exportado na totalidade de 2010.
Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), que cita dados do INE, o desempenho da indústria portuguesa de calçado é, ainda, 4 pontos percentuais superior ao da média da economia nacional. “Importa realçar que de Agosto para Setembro, com a excepção dos produtos minerais, o calçado foi o único dos grandes sectores da indústria transformadora a melhorar o seu desempenho relativo. Nota de grande relevo para o facto de as exportações estarem a crescer o triplo das importações”, diz a associação em comunicado.
De acordo com a APICCAPS, em 2011, o calçado reforçará o seu peso como sector que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa. Nos primeiros nove meses do ano, o saldo comercial do sector é superior a 800 milhões de euros.
A indústria portuguesa exporta actualmente calçado para 132 países, nos cinco continentes, estando a crescer em praticamente todos os mercados, nomeadamente na Europa, mas em especial em novos mercados de elevado potencial de crescimento como Canadá, China, EUA, Japão, Países Árabes ou Rússia.
Segundo o “Índice Previsão APICCAPS”, o sector do calçado deverá crescer 9% na totalidade de 2011, sendo, deste modo, um ano de forte afirmação do calçado português nos mercados internacionais, para onde se dirige 95% da produção.

Fonte: Marketeer

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EDP eleita melhor do mundo em performance empresarial


A EDP foi seleccionada como “Best Practice Partner” pela APQC (American Productivity and Quality Center). «Esta selecção como “Best Practice Partner” constitui um prémio aos esforços desenvolvidos desde 2008 pela EDP, de forma coordenada a partir do Centro Corporativo, na definição e implementação de uma abordagem comum para a gestão dos seus principais processos empresariais, orientada para a medição e optimização progressiva da sua performance e tendo como principal objectivo a criação de valor para o Grupo», informa a eléctrica.
A APQC é uma associação norte-americana com sede em Houston, fundada em 1977 e líder mundial em actividades de benchmarking de melhores práticas e de performance empresarial, tendo como clientes mais de 750 empresas da lista “Fortune Global 1000″. No âmbito das suas actividades, promove regularmente projectos de investigação de boas práticas na vertente específica da gestão de processos empresariais, tendo seleccionado este ano a EDP para “Best Practice Partner” do projecto “Building Strong Process Management Capabilities”.

Fonte: Marketeer

Lisboa, uma cidade a visitar em 2012

A cidade de Lisboa foi considerada uma das dez cidades de visita obrigatória em 2012 pelos leitores do guia de viagens Lonely Planet. A capital portuguesa está em 2º lugar do top e ultrapassa cidades como Barcelona, Londres e Berlim.

O guia britânico Lonely Planet, no seu ranking anual Best in Travel 2012 – Readers' Choice Awards, elege a cidade alfacinha como um must visit, ocupando o 2º lugar nas preferências dos leitores, apenas suplantada por Reiquejavique, na Islândia.

Os motivos apontados pelos leitores para a nomeação de Lisboa são a "qualidade e a variedade da oferta", reconhecendo igualmente a capital de Portugal como "uma cidade de contrastes, onde é possível vivenciar experiências únicas, à medida das expectativas de cada um".

Fonte: LPM

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dupla de designers da Invicta conquista prémio internacional

O R2 Design, estúdio sediado no Porto especializado em design de comunicação visual, e constituído por Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo, foi distinguido pela International Society of Typographic Design (ISTD). Em destaque esteve o projecto “arts & residence”, desenvolvido para a Casa do Conto, na Invicta.
A Casa do Conto foi vítima de um incêndio em 2009, pelo que o estúdio R2 convidou vários autores, ligados à escrita sobre a cidade e à sua arquitectura, a produzirem conteúdos textuais. Estes conteúdos encontram-se hoje gravados nos tectos da casa.

À dupla de designers foi atribuído o prémio “Premier”, tendo a ISTD, organização que promove a crescente importância da tipografia a nível internacional, seleccionado o projecto “pela excelência da abordagem conceptual e forma como as composições tipográficas se apresentam no espaço”, como é explicado em comunicado.

Recorde-se que, já este ano, Lizá Ramalho e Artur Rebelo arrecadaram o prémio de ouro dos European Design Awards 2011 e o Red Dot, na variante de design de comunicação, bem como o prémio de mérito, atribuído pela Society of Environmental Graphic Design (SEGD).

Fonte: Marketeer

Impetus com cuecas para incontinência

Protechdry é o mais recente produto da marca portuguesa de roupa interior Impetus. Trata-se de um produto destinado a pessoas com incontinência urinária que foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho. “O ProtechDry é um produto de utilização semelhante à de qualquer peça de vestuário íntimo de uso comum, excepto na zona em contacto com a parte genital. Esta área é constituída por uma estrutura multifuncional patenteada, com três camadas funcionais, que garantem a absorção de pequenas quantidades de urina”, explica a empresa em comunicado.

Durante todo o mês de Novembro este produto será alvo de uma campanha de publicidade cujo investimento ronda os 400 mil euros, marcando presença em televisão, imprensa, rádio e online. A campanha com o claim “Incontinência? Esqueça!” foi desenvolvida pela Tux&Gill.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um vídeo para promover o fado a Património da Humanidade

“Portugueses: Um património para a Humanidade” é o claim da campanha que arranca hoje para apelar à eleição do Fado como património imaterial. Com assinatura da Duvideo, o spot promocional de 30 segundos conta com testemunhos dos embaixadores da candidatura Carlos do Carmo e Mariza, bem como de figuras como Maria de Medeiros, Luís Figo, Joana Carneiro, Rosa Mota, José Avillez ou Pilar del Rio, que respondem à questão “Qual o sentimento de ganhar um prémio que eleve o nome do Portugal no estrangeiro?”.

A música da campanha ficou a cargo do músico e compositor argentino Gustavo Santaolalla, vencedor de dois óscares na categoria Melhor Banda Sonora Original nos filmes Babel e O Segredo de Brokeback Mountain. A peça foi gravada em português e inglês para ser divulgada nos media nacionais e internacionais. Os resultados da candidatura serão conhecidos no final do mês de Novembro.



Fonte: Meios & Publicidade

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nutrigreen fabrica produto pioneiro a nível mundial


A portuguesa Nutrigreen vai lançar em 2012 fruta em barra. De acordo com o económico OJE, trata-se de um produto pioneiro a nível mundial, que já conquistou um prémio de inovação.
As barras, como afirmou à Lusa Lídia Santos, administradora da empresa de Torres Novas, demoraram dois anos a ser desenvolvidas, sendo feitas com puré de frutas e gelatina vegetal (algas).
Destinadas essencialmente ao mercado healthy, ou de consumo saudável, as barras têm no máximo 40 calorias, garante a responsável pela Nutrigreen, e estarão disponíveis nos sabores de abacaxi, manga, tutti-fruti e abacaxi/côco.
As barras de fruta têm sido apresentadas em feiras e a receptividade, «tem sido muito boa», afirmou Lídia Santos, citada pelo OJE. Tanto que chegaram a ser premiadas na feira alemã Anuga, o maior certame para o sector da alimentação a nível mundial.
A administradora quer vender as barras de frutas no mercado interno. Já a nível internacional, acredita que haverá procura a nível da restauração e grande distribuição, bem como de máquinas de venda automática.
De referir que a Nutrigreen trabalha com cerca de 80% de frutas nacionais, importando apenas abacaxis e mangas. A título de curiosidade, antes de chegar à versão final, a Nutrigreen desenvolveu dois protótipos industriais, tendo mesmo concebido uma máquina específica para o fabrico das barras de fruta.

Fonte: Marketeer

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Torrié Live It Well premiada com um Nutrition Award

A gama de cafés Torrié Live It Well foi premiada com um Nutrition Award, na categoria de "Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços", pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e pela GCI. Estes prémios têm como objectivo reconhecer e difundir projectos relacionados com a área da nutrição em Portugal.

A gama de cafés é composta por cinco referências: Torrié Energy, Torrié Silver Skin, Torrié Bio Active, Torrié Wellness e Torrié Zen, "desenhadas em resposta à crescente preocupação do consumidor com a saúde e o bem-estar, invocando que o sabor de um bom café pode ser integrado numa alimentação saudável", refere a marca.

Na edição deste ano dos Prémios Nutrition Award foram recebidas 68 candidaturas, divididas por sete categorias.

Na categoria "Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços" concorreram 14 projectos, tendo a gama de cafés Torrié Live it Well conquistado o segundo prémio e primeira Menção Honrosa. O primeiro prémio desta categoria foi entregue ao projecto "Extracto de cereja obtido por tecnologia supercrítica - um agente quimioterapêutico natural para o cancro do cólon", desenvolvido por investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra.

Fonte: Mediana

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mesa educativa com tecnologia portuguesa conquista ouro no Brasil

A “Mesa Educacional do Alfabeto”, da fabricante brasileira de computadores Positivo Informática e que utiliza a tecnologia de realidade aumentada da portuguesa YDreams, foi galardoada com o prémio de Ouro pela IDEA/Brasil. O prémio atribuído nesta edição brasileira do “IDEA - North American International Design Excellence Award” teve por critério a combinação entre design, ergonomia e tecnologia interactiva.

A Mesa Educacional do Alfabeto é uma ferramenta, criada em parceria com o Estúdio Flexiv de Design, dedicada à educação e alfabetização de crianças, jovens, adultos e estudantes com necessidades especiais. Animações, vídeos, recursos sonoros e tecnologia de realidade aumentada, que permite a interacção com objectos no mundo virtual, são as propostas que compõem esta ferramenta interactiva.

Fonte: Marketeer

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Café do Alentejo poderá entrar no mercado asiático

O café, bem como outros produtos do Alentejo, poderão entrar no mercado chinês a curto prazo, afirmou à agência Lusa Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), citado pelo OJE.

A convite da Nerpor, uma delegação de investidores chineses e a conselheira económica e comercial da China, na embaixada daquele país em Portugal, visitaram esta semana o Alentejo, tendo manifestado interesse em introduzir o café no mercado asiático. A comitiva chinesa visitou a Delta Cafés, em Campo Maior, uma empresa que, de acordo com Jorge Pais, apresenta «massa crítica e dimensão» para dar resposta às exigências do mercado asiático. Por problemas de agenda não visitaram outros locais, mas o responsável adiantou que poderão regressar em Janeiro, onde lhes serão mostradas as potencialidades e recursos da região e promovidas parcerias futuras com empresários do Norte alentejano.

Com o convite, o NERPOR espera também captar o interesse dos investidores asiáticos naquela região. «Eles têm bastante capital e, ao contrário de nós, têm excesso de liquidez e recursos financeiros e estão a investir em várias áreas», explicou o presidente do núcleo. Que continuou: «A nossa região, que está tão carecida de investimentos e de encontrar parceiros de negócios, pode encontrar nos chineses algumas soluções, nomeadamente com a possibilidade dos nossos produtos entrarem no mercado chinês.»

Fonte: Marketeer

Açores são palco de filme holandês

A Produtora portuguesa Soulkitchen escolheu os Açores para a realização de um filme publicitário sobre o chá holandês Pickwick Tea. As gravações decorreram nos campos da Fábrica de Chá da Gorreana e no Parque Terra Nostra, onde a produtora aproveitou «algumas das características e recantos mais apreciados deste fantástico oásis localizado no Vale das Furnas, ilha de São Miguel».
Recorde-se que a Fábrica de Chá da Gorreana e a Fábrica de Chá do Porto Formoso são as únicas do seu género na Europa a processar as folhas da “Camellia sinensis” para produção de chá.

Fonte: Marketeer

domingo, 23 de outubro de 2011

Atelier português conquista Grand Prix nos Red Dot Design Awards

O P-06 Atelier, Ambientes e Comunicação conquistou, em Berlim, o Grand Prix nos Red Dot Communication Design Awards 2011.
A distinção foi-lhe atribuída entre um total de 6.468 participantes de todo o mundo, tendo sido ainda o único atelier português, entre os 10 mundiais, a receber os galardões de Grand Prix e de Best of the Best. Foi premiada a intervenção de design de ambientes “SKIN” que concorria na categoria de Design/Public Space. O seu interior iluminado funciona também como um sistema de sinalética, desenvolvido para a JLCG Arquitectos no foyer do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mola traz dois troféus dos Red Dot Design Awards

O projecto Love Meat Tender valeu à Mola, agência de design do grupo Ativism, a distinção com dois troféus nos Red Dot Design Awards 2011. Desenvolvido para uma nova marca de bifes, este projecto abrangeu estratégia de marca, naming, logótipo, assinatura, tom de comunicação, universo gráfico, arquitectura de interiores, design de ambientes e design industrial. A distinção surge na categoria de Corporate Design nas subcategorias de Identity e Signets and Logos. A entrega de prémios decorre hoje em Berlim e todos os projectos vencedores farão parte do International Yearbook Communication Design 2010/2011 e serão expostos online na página da organização, sendo ainda expostos no Red Dot Design Museum.

Fonte: Briefing

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Energia Douro” lidera finalistas dos European Best Event Awards

O concerto “Energia Douro“, promovido pela EDP nas margens do Rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, a propósito do 35º aniversário do Grupo, foi nomeado para os European Best Event Awards. O evento encontra-se entre os finalistas das categorias de Melhor Evento Musical, Melhor Evento Público e Melhor Celebração / Festival, sendo o evento, a nível europeu, finalista em mais categorias. Com o evento “Energia Douro”, criado pela Desafio Global Ativism, a EDP conseguiu chegar, além dos milhares de pessoas presentes, a cerca de 1,3 milhões de espectadores, através da transmissão em directo da SIC.
 
Entre os eventos finalistas dos European Best Event Awards encontram-se trabalhos da Realizar Worldwide Events, da Música no Coração e da UP Partner / 27Names. A realizar tem entre os finalistas as Festividades da Proclamação da República durante o Festival dos Oceanos (categoria de Evento Cultural), o Pic-nic Continente (Evento Público) e o LCD Humano da ZON (Lançamento de Produto / Serviço). Já a Música no Coração e a UP Partner / 27Names têm entre os finalistas, respectivamente, o Festival Sudoeste TMN (Evento Musical) e a Coca Cola - RED Battle of Execution (Incentivo / Team-Building). Os vencedores serão anunciados a 23 de Novembro, em Milão.

Fonte: Marketeer