domingo, 3 de junho de 2012

EDP é a marca portuguesa mais valiosa

No âmbito da terceira edição do Brand Valuation Forum, a Brands Finance distinguiu as 50 marcas portuguesas mais valiosas, resultado do "Top Portuguese Brands League Table 2012". Por entre as 144 marcas avaliadas, a EDP, a Galp Energia e a Portugal Telecom mantiveram as três primeiras posições.
No top dez destacam-se a EDP, Galp Energia, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, TAP, Continente, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Mota-Engil e Banco Espírito Santo.

A EDP continua a liderar como a marca mais valiosa, com um brand value de 2,4 mil milhões de euros, ainda que a 10 por cento abaixo do valor registado o ano passado. A Galp Energia ocupa o segundo lugar com um valor de marca de 1,8 mil milhões de euros, um valor acima do registado anteriormente. Já a PT mantém também a sua terceira posição com um valor de marca de 676 milhões de euros, valor que representa uma quebra de 39 por cento aos 1,1 mil milhões de 2011.

Em quarta, quinta e sexta posição encontram-se o Pingo Doce, a TAP e o Continente. O Pingo Doce este ano regista 592 milhões de euros sendo este valor representativo de uma quebra de 44 por cento face ao ano anterior. A TAP registou uma subida, do décimo lugar para o quinto, apresentando um valor de marca de 513 milhões de euros, 10 por cento acima do apurado em 2011. O Continente manteve a sexta posição no ranking com um brand value de 372 milhões de euros, também refletindo uma quebra de 58 por cento.

A TMN desceu da quarta posição para a sétima agora com um valor de 367 milhões de euros, ou seja menos 61 por cento. A Caixa Geral de Depósitos desceu apenas uma posição estando agora no oitavo lugar, viu a sua marca avaliada em 365 milhões de euros, valor que representa uma diminuição de 49 por cento face a 2011.

Em nono e décimo lugar destacam-se o Grupo Mota-Engil e o Banco Espírito Santo. O Grupo Mota-Engil que antes estava posicionado no décimo sexto lugar é agora avaliado em 343 milhões de euros representando um aumento de 28 por cento. Também o Banco Espírito Santo subiu do décimo quarto tendo agora um valor de 329 milhões de euros, com um aumento de 3 por cento face ao ano de 2011.

Por entre as distinções de destacar também a OCIDENTAL Seguros que registou um aumento no valor de marca de 213 por cento, de 26 milhões para 80 milhões de euros. Seguido da Corticeira Amorim também com três dígitos, apresentando um crescimento de 127 por cento agora com um valor de 95 milhões de euros.

Na última posição do raking encontra-se o Crédito Agrícola avaliado em 59 milhões de euros.

Fonte: Lift

Sem comentários:

Enviar um comentário