Niiiws, uma nova aplicação gratuita para iPad que agrega as notícias
da imprensa portuguesa mais partilhadas nas redes sociais, atingiu em
oito horas o primeiro lugar das aplicações gratuitas na loja da Apple
portuguesa. “As pessoas estão a descarregar, estão a utilizar e temos
tido umas críticas incríveis, apesar de ainda só termos dito aos amigos,
anunciado no Facebook e pouco mais”, afirmou à Lusa João Martins,
actual CEO da muchBeta, que teve a ideia para esta aplicação. O sucesso
deste lançamento discreto feito na quarta-feira está a fazê-lo ponderar
lançar já na próxima semana aplicações similares para a comunicação
social de Espanha e Reino Unido.
A aplicação recolhe dos “feeds” públicos dos vários jornais as
notícias mais partilhadas nas redes sociais e depois apresenta-as numa
plataforma comum. O utilizador pode navegar aí através das notícias
divididas por diferentes secções, partilhá-las e personalizar a
aplicação conforme os gostos, sendo redireccionando para o sítio de cada
jornal quando consulta a notícia.
A ideia de João Martins surgiu-lhe “pela dificuldade que tinha todos
os dias de ver as notícias e de saber o que se passa, de facto, nos
diferentes jornais”. “As primeiras páginas não me chegam, andar a correr
os jornais todos é impossível e isto já veio provar que consigo ver as
notícias mais badaladas antes do tempo e a qualquer momento estou
informado com o melhor da imprensa nacional”, acrescentou. A equipa que
fez a Niiiiws surgiu no âmbito do projecto GeeksLab, que tem levado para
a Afurada, junto à foz do Rio Douro, gente para desenvolver novos
projectos, principalmente para internet.
Para além de João Martins, que é o criador da ideia e o gestor do
produto, fizeram parte desta equipa Luiz Vaz, web designer e responsável
pela comunicação, Filipe Pina, programador de backoffice e
infraestrutura e Tiago Alves, responsável por toda a implementação em
iOS. Embora alguns dos elementos trabalhem na muchBeta, conhecida por
trabalhos na área do SaaS (Software as a Service), preferiram avançar
com este projecto numa nova empresa. Apesar de ainda não ter um modelo
de negócio fechado para esta aplicação gratuita, João Martins entende
que isso não vai ser problema.
“A publicidade é um negócio imediato, mas não queremos ficar fixados
na publicidade, há muitos outros modelos, como a possibilidade de vender
as aplicações estrangeiras em cada país, a possibilidade de termos
dados com valor, sobre quem aparece e quem não aparece, que temas é que
as pessoas gostam ou não gostam e ainda todos os modelos de negócio que
podemos descobrir com a imprensa, como ajudá-los a vender subscrições”,
afirmou. Questionado sobre se esta aplicação podia suscitar reacções
negativas da imprensa aonde vai buscar conteúdos, João Martins responde
que a sua vontade “é estar com a comunicação social e com a comunicação
social portuguesa”. “Porque vamos ter o Niiiws em outros países e vamos
ter dados, vamos ter modelos de negócio diferentes, vamos aprender
muito”, disse.
“Somos gente da internet, que vê a indústria de fora e achamos que
temos de juntar esforços e não podemos deixar que aconteça o que é
normal, que é as grandes empresas, em vez de ajudarem, tentam logo
matar, vêem logo fantasmas para ficarem na mesma, para manter o ‘status
quo’”, afirma João Martins “que acredita que as coisas vão mesmo mudar” e
que quer que “sejam portugueses a fazer estas mudanças”. “Ajudem-nos”,
lança para a comunicação social.
Fonte: Lusa
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