O sector do calçado vai investir, com o apoio do Programa Compete, 11 milhões de euros, no reforço da aposta no processo de internacionalização, numa mega-ofensiva que se traduzirá em dezenas de acções de imagem e na presença nos principais fóruns da especialidade.
«A promoção comercial externa é a grande prioridade do sector, que exporta sensivelmente 95% da sua produção para mais de 130 países. Por esse motivo, em 2012, mais de 140 empresas vão participar em mais de 60 certames profissionais um pouco por todo o mundo», informa hoje a APICCAPS.
São quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional. Consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização são as metas do sector, constituído por mais de 1.300 empresas, responsáveis por mais de 32 mil postos de trabalho e que se perfila como o mais internacionalizado da economia portuguesa.
O sector investirá no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial como são os casos das feiras MICAM e Riva del Garda (ambas em Itália) e GDS (na Alemanha), em feiras de forte expressão regional (Modacalzado, em Espanha, Ciff e CPG Vison, ambas na Escandinávia) e de nicho (Bread & Butter, na Alemanha, Whos Next, Mess Around, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França - cada uma delas visando públicos distintos e segmentos de mercado diferenciados - The Brandery, em Espanha, Pure, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).
Fonte: Marketeer
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