As ações de promoção dos vinhos verdes em todo o mundo vão custar 3,4 milhões de euros em 2012, anunciou esta semana a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). As vendas no mercado externo já representam 30% do total, sendo os EUA o principal destino no estrangeiro.
Marketing digital, assessoria e relações públicas, presença em feiras profissionais e de consumidores, seminários educativos, provas para profissionais e consumidores, programas de formação, visitas à região dos vinhos verdes, concursos e publicidade são as principais ações previstas no âmbito do plano de promoção para este ano.
Os 3,4 milhões representam o maior orçamento de sempre da CVRVV e o maior de todas as regiões demarcadas do País. Mais de metade daquela verba será gasta em ações nos EUA, Portugal e Brasil. O mercado externo assume cada vez mais importância na estratégia de promoção dos vinhos verdes e o seu peso nas vendas tem vindo a crescer, tendo passado, numa década, de 15 para 30%.
Em 2011, foi batido o recorde de vendas para o estrangeiro: 15 milhões de litros para 86 mercados, o que representou um valor de 36,6 milhões de euros. O vinho verde já ultrapassou as fronteiras da lusofonia e da diáspora portuguesa, sendo hoje consumido em países como a África do Sul, Suazilândia, Noruega, Polónia, Holanda e Suécia.
Fonte: Mediana
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