segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Omdesign assina vinho que homenageia família real da Dinamarca


A consultora portuguesa Omdesign esteve envolvida no lançamento de um vinho de edição limitada comemorativa dos 40 anos de ascensão da Rainha Margrethe II ao trono da Dinamarca. O produto pertence à Warre’s, fornecedor oficial da Casa Real dinamarquesa.
O vinho denomina-se “Warre’s Jubileum 1972 Port”, numa homenagem à ascenção ao trono da rainha dinamarquesa, em Janeiro desse ano. “A Omdesign foi responsável pela criação do rótulo, contra-rótulo, cápsula e packaging que adoptam uma identidade muito nobre e premium, fortemente associada à Casa Real e ao próprio país, em todos os elementos gráficos e cores utilizadas”, anuncia a consultora em comunicado.
A edição limitada tem um stock de 3.000 garrafas, que já estão, desde o Natal de 2011, a ser comercializadas no mercado dinamarquês.

Fonte: Marketeer

sábado, 21 de janeiro de 2012

Azeites do Esporão premiados em Sevilha

Dois azeites do Esporão foram premiados com medalhas de ouro e prata no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE), que decorreu em Sevilha, Espanha, no dia 8 de dezembro: o azeite Seleção e o azeite Quinta dos Murças.

Ao Seleções, produzido a partir das variedades de azeitona Galega, Cordovil, Verdeal e Cobrançosa, coube a medalha de ouro; por sua vez, o Quinta dos Murças foi distinguido com a de prata, o que representa "um reconhecimento importante para o Esporão no que respeita ao seu mais recente investimento no Douro", revela a marca.

No concurso internacional estiveram em prova mais de 30 azeites, os quais foram avaliados por um júri constituído por importadores e distribuidores, enólogos, jornalistas especializados na área, entre outros. A entrega oficial dos prémios decorre quarta-feira, 18 de janeiro, em Sevilha.

Fonte: imago

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Portugal viu em média 3h38m de televisão em 2011

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Marktest, durante o ano passado, os residentes em Portugal continental, com quatro ou mais anos de idade, viram em média, por dia, nas suas casas, três hora, 38 minutos e 31 segundos de televisão. A análise feita por targets mostra comportamentos diferentes no visionamento de televisão. "A idade e a situação no lar são as variáveis que mais influenciam o consumo de televisão, já que é aqui que se observa maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos", adianta a Marktest.

Por região, os maiores consumidores de televisão são os residentes no sul de Portugal, com, com 3 horas 53 minutos 44 segundos, mais sete por cento do que a média do universo. Por classe social, são os indivíduos da classe baixa (mais 18,9 por cento do que a média do universo); relativamente ao sexo, são as mulheres quem mais televisão vê (mais 7,6 por cento do que a média do universo). Quando analisado por idades, o target acima dos 64 anos despende mais tempo a ver televisão (mais 44,2 por cento do que a média) e relativamente à situação por lar ficam à frente as donas de casa (mais 21 por cento do que a média).

Já as crianças, os jovens e os indivíduos até aos 34 anos, assim como aqueles que pertencem às classes sociais alta e média são os que menos televisão veem.

A análise foi realizada com base em dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation.

Fonte: Marktest

Vinhos verdes “promovem-se” com 3,4 milhões

As ações de promoção dos vinhos verdes em todo o mundo vão custar 3,4 milhões de euros em 2012, anunciou esta semana a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). As vendas no mercado externo já representam 30% do total, sendo os EUA o principal destino no estrangeiro.
Marketing digital, assessoria e relações públicas, presença em feiras profissionais e de consumidores, seminários educativos, provas para profissionais e consumidores, programas de formação, visitas à região dos vinhos verdes, concursos e publicidade são as principais ações previstas no âmbito do plano de promoção para este ano.

Os 3,4 milhões representam o maior orçamento de sempre da CVRVV e o maior de todas as regiões demarcadas do País. Mais de metade daquela verba será gasta em ações nos EUA, Portugal e Brasil. O mercado externo assume cada vez mais importância na estratégia de promoção dos vinhos verdes e o seu peso nas vendas tem vindo a crescer, tendo passado, numa década, de 15 para 30%.

Em 2011, foi batido o recorde de vendas para o estrangeiro: 15 milhões de litros para 86 mercados, o que representou um valor de 36,6 milhões de euros. O vinho verde já ultrapassou as fronteiras da lusofonia e da diáspora portuguesa, sendo hoje consumido em países como a África do Sul, Suazilândia, Noruega, Polónia, Holanda e Suécia.

Fonte: Mediana

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Netscope: os resultados de Dezembro

Segundo os dados do Netscope do mês de Dezembro, os lugares do pódio de páginas mais visitadas mantêm-se com o Sapo a levar o ouro. A Bola e do Record, com 24 e 18,6 milhões de visitas, respectivamente, ocupam o segundo e terceiro lugares. Cerca de 13 milhões de visitas foi o resultado obtido pela TVI que, à semelhança do mês anterior, ocupa o quarto posto e lidera o segmento televisivo.

Quanto aos generalistas, também não há grandes novidades a assinalar. O Público segura a sexta posição da lista com 8,5 milhões de visitas, embora se verifiquem perdas de 800 mil visitas face ao mês anterior, e é perseguido Correio da Manhã, que granjeou 7,9 milhões.

No que diz respeito aos económicos, o Jornal de Negócios subiu do 11º para o 9º posto, embora o número de visitas não tenha sofrido alterações: perto de 5,5 milhões. Já o Económico fixou 4,8 milhões de visitas, o que traduz uma queda de três lugares na tabela, ocupando agora a 13 posição, e contrasta com os 5,6 milhões do mês anterior.

O semanário Sol, com 2,5 milhões de visitas, permanece no 21º posto, enquanto o Expresso, baixou um patamar estando agora na 14ª posição o que decorre da perda de cerca de 600 mil visitas comparativamente com o mês de Novembro. Em Dezembro registou 4,8 milhões.

No que remete para as rádios, saliente-se uma descida generalizada de visitas. A Renascença continua à frente do seu meio, com 1,2 milhões de visitas. A RFM aparece em 37º lugar (1 milhão) e a TSF em 40º (939 mil).

Fonte: Meios & Publicidade

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Reserva do Alqueva distinguida pela Unesco


A Reserva Dark Sky Alqueva, da qual fazem parte os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi reconhecida como a primeira reserva do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. Este projecto de desenvolvimento sustentável pretende criar um destino onde o motivo de atractividade seja a fruição de um céu estrelado livre de poluição luminosa, que permita oferecer ao turista actividades nocturnas.
A Reserva Dark Sky Alqueva procura ainda dar resposta a desafios como a redução da sazonalidade da procura, o impacto do transporte turístico, a melhoria da qualidade do emprego no sector do turismo, minimizar o impacto da utilização de recursos e da produção de resíduos, conservar e acrescentar valor ao património natural e cultural e utilizar o turismo como ferramenta no desenvolvimento sustentável global.

Fonte: Marketeer

Água das Pedras patrocina o International Gourmet Festival

A Água das Pedras está na rota dos chefes com estrelas Michelin enquanto água oficial da sexta edição do International Gourmet Festival, até ao dia 22 de janeiro, no Vila Joya Boutique Resort. O certame reúne, anualmente, conceituados chefes de cozinha a nível mundial.
Este ano marcarão presença no International Gourmet Festival nomes como Sheryl Crow (cantora), Mario Cantone (ator), Adrian Grenier (ator e realizador) e Gretta Monahan (atriz). No dia 18, vai realizar-se uma harmonização de comida com Água das Pedras.

A marca convidou ainda um grupo de personalidades do Brasil ligadas ao mundo gourmet para assistir ao evento e reforçar a proximidade à insígnia, uma vez que vai entrar este ano em São Paulo.

Fonte: LPM

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Media norte-americanos recomendam Lisboa

Os media norte-americanos ABC News e USA Today elegeram a capital portuguesa como um dos hot spots europeus. Para o canal de televisão e o jornal diário, Lisboa é um destino a visitar em 2012.
O canal de televisão ABC News dedicou uma rubrica do programa matinal "Good Morning America" aos "7 Melhores destinos para explorar em 2012". Entre estes destinos encontrava-se Lisboa, que a ABC News descreveu como "a cidade europeia que oferece a melhor relação preço-qualidade".

"A melhor altura para visitar Lisboa é em Junho, quando a cidade se enfeita para celebrar o dia de Santo António, transformando-se num enorme festival de cores", adianta a autora do trabalho, Olivia Katrandjian.

Os outros destinos em destaque são o Deserto de Atacama, no Chile, as ilhas australianas de Whitsunday, a região de Nagorno-Karabakh (entre a Arménia e o Azerbeijão), Railay Beach, na Tailândia, a cidade de Venlo, na Holanda, e a cidade de Luang Prabang, no Laos.

De acordo com o jornal diário USA Today, a crise económica sentida na Europa é a oportunidade ideal para visitar o "Velho Continente". Lisboa é referida a cidade "onde a tradição se conjuga, em perfeita harmonia, com o modernismo característico de uma capital europeia". Sugerindo ainda uma visita Londres (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Florença (Itália) e Atenas (Grécia).

Fonte: LPM

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TAP arrecada dois prémios nos World Travel Awards

A TAP Portugal foi eleita, no Qatar, a Companhia Aérea Líder Mundial para África e, pela terceira vez consecutiva, viu renovado o título de Líder Mundial para a América do Sul. A entrega dos troféus foi feita durante a gala da final dos World Travel Awards (WTA).
Os galardões têm o objetivo de reconhecer, premiar e celebrar a "excelência em todos os sectores de atividade da indústria global de viagens e turismo", revela a organização.

Na eleição de 2011 das melhores marcas do mundo das viagens e do turismo estiveram mais de 160 países de todo o mundo, registando-se uma votação de 213 mil profissionais do sector das viagens, designadamente agentes de viagens, operadores e organizações de turismo, entre outros.
"É uma enorme honra e uma imensa satisfação para a TAP receber hoje estes dois cobiçados prémios dos WTA, que nos reconhecem agora como a companhia aérea líder mundial para África e reafirmam a nossa liderança também na América do Sul, pela terceira vez consecutiva já", afirmou, na ocasião, Luiz Mór, administrador-executivo da TAP.

A transportadora aérea portuguesa foi eleita para África em competição com companhias como a Bristish Airways, Delta Airlines, Emirates, Etihad Airways, South African Airways, Turkish Airlines e Virgin Atlantic Airways. No que toca à corrida pela liderança na América do Sul, a TAP deixou pelo caminho a American Airlines, British Airways, Continental, KLM, Lufthansa e United Airlines.

Fonte: TAP

Portugal tem a quarta melhor Liga do mundo

A Liga Portuguesa é a quarta classificada no ranking da Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Este organismo estabelece desde 1991 a lista dos campeonatos mais fortes segundo os jogos realizados pelos clubes nas provas internas (Campeonato e Taça) e internacionais (competições continentais e da FIFA).

A Espanha lidera este ranking de 2011 como a Liga mais forte a nível mundial e é seguida pela Liga inglesa e pelo Brasil. Portugal surge na quarta posição, melhorando consideravelmente em relação ao oitavo lugar de 2010 e à frente de campeonatos como o francês, alemão e italiano. A fechar o Top 10 surgem Argentina, Holanda e por último o Chile.

Portugal tem um total de 886 pontos, estando apenas a 3 do Brasil e com iguais três pontos de vantagem sobre a Liga Francesa. 308 pontos separam a Liga portuguesa da líder Liga espanhola.

Os 10 melhores campeonatos do mundo para o IFFHS:

1.Espanha, 1.194 pontos
2.Inglaterra, 1.103
3.Brasil, 889
4.Portugal, 886
5.França, 883
6.Alemanha, 880
7.Itália, 873
8.Argentina, 840
9.Holanda, 791
10.Chile, 741,5

Fonte: Maisfutebol

domingo, 15 de janeiro de 2012

Estendal conquista mais um record do Guiness para Portugal


Foi a 19 de Novembro de 2011 que foi lançado o desafio de criar “O Maior Estendal do Mundo“, um projecto concebido com o objectivo de ajudar as famílias portuguesas através da doação de roupa. E o objectivo foi conseguido! Anna Orford, Records Manager & Adjudicator da Guinness World Records, esteve em Portugal para entregar a certificação da campanha que envolveu milhares de portugueses e que permitiu, em seis semanas, recolher 101.240 peças em condições de serem entregues a mais de 100 instituições de solidariedade, chegando a mais de 20 mil pessoas carenciadas. O recorde anterior pertencia aos EUA, mais precisamente em Washington, com 33.088 peças, em 2009.
A Multi Mall Management foi a responsável por toda a campanha assegurando a recolha de roupa, a triagem e a entrega às instituições seleccionadas.

Fonte: Marketeer

sábado, 14 de janeiro de 2012

Angola aumenta em mais de 80% importação de vinhos do Alentejo

O mercado angolano registou um aumento de 82,5% nas compras de vinhos do Alentejo, de Janeiro a Outubro de 2011, comparativamente com igual período de 2010. Neste período de 2011 foram exportados para Angola 3,2 milhões de litros de vinho do Alentejo, revelou à agência Lusa Tiago Caravana, director de marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, citado pelo jornal Metro. Este volume de exportação faz daquele país «o maior importador de vinhos portugueses», adianta o mesmo responsável. De acordo com o director de marketing, a exportação de vinho do Alentejo para Angola tem tendência para crescer ainda mais, uma vez que a economia daquele país africano está a evoluir e que «existe uma parte da população que já consome, com frequência, vinhos de qualidade», garantiu Tiago Caravana. Também a China (juntamente com Macau e Hong Kong) aumentou o volume de importações deste vinho, em 44%, o Brasil em 14,9% e o Canadá em 10,2%.
No total, as exportações de Vinhos do Alentejo para os principais mercados fora da União Europeia aumentaram, naquele período, 34,5% face a 2010, refere a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
Tiago Caravana explicou que Angola, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá são, actualmente, por esta ordem, os cinco principais mercados de destino dos vinhos do Alentejo. Na lista de mercados de exportação para fora da União Europeia seguem-se a Suíça, Rússia, Japão, Cabo Verde, Moçambique, Austrália, Suazilândia, Venezuela, Noruega e São Tomé e Príncipe.

Fonte: Marketeer

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Três treinadores portugueses no «top 10» mundial

Três treinadores portugueses integram a lista dos dez melhores do Mundo, de acordo com o ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Mourinho surge em segundo, só atrás de Pep Guardiola, do Barcelona. O treinador português do Real Madrid alcançou 112 pontos, numa votação de especialistas de 81 países de todos os continentes, a uma margem ainda distante do técnico do FC Barcelona, com Guardiola a somar 201 pontos.
Em terceiro lugar ficou o escocês Alex Ferguson (107 pontos), que comanda o Manchester United há 26 épocas, desde 1986/87. Em relação ao último ano verificaram-se algumas estreias entre os dez melhores, nomeadamente os portugueses André Villas-Boas, quarto na classificação (78 pontos), e Domingos Paciência, nono (10 pontos). 

No “ranking” surgem também o brasileiro Muricy Ramalho, agora no Santos e que ainda na primeira metade de 2011 levou o Fluminense ao título brasileiro, e o alemão Jupp Heynckes (Bayern Munique), um técnico que passou pelo Benfica em 1999/2001.

Melhores treinadores de clube em 2011:
1. Pep Guardiola (ESP) Barcelona, 201
2. José Mourinho (POR) Real Madrid, 112
3. Alex Ferguson (ESC) Manchester United, 107
4. André Villas-Boas (POR) Chelsea, 78
5. Roberto Mancini (ITA) Manchester City, 45
6. Muricy Ramalho (BRA) Santos, 20
7. Ivan Jovanovic (SER), APOEL ,11
8. Jorge Luis Sampaoli (ARG) Universidad Chile, 11
9. Domingos Paciencia (POR) Sporting, 10. Jorge Daniel Fossati (URU) Al-Sadd, 10
. Jupp Heynckes (ALE) Bayern Munique, 10

Fonte: LPFP

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Caiaques feitos à medida de campeões olímpicos


A seis meses do início dos Jogos Olímpicos de Londres, Nelo tem já uma certeza: 75% das equipas qualificadas vão usar embarcações suas. É esta a força de um líder mundial.
Começou a fazer canoas aos 17 anos, numa garagem de uma casa abandonada em Vila do Conde, e 34 anos depois, a cerca de seis meses dos Jogos Olímpicos, Manuel Ramos, mais conhecido como Nelo, tem uma certeza: 75% das equipas qualificadas para Londres vão usar embarcações suas. Resta saber se conseguirá repetir o feito dos Jogos Olímpicos de Pequim, nos quais conseguiu 20 das 36 medalhas distribuídas na canoagem.

Ainda competia, em 1977, quando começou a fazer os seus próprios caiaques, mas foi só depois de abandonar a alta competição que decidiu fazer da construção de caiaques a sua profissão. E além da prática da modalidade - foi o primeiro campeão nacional de canoagem -, Nelo não tem qualquer dúvida sobre o seu contributo para o desenvolvimento da modalidade em Portugal: "Servi o mercado nacional na génese da canoagem no País porque consegui produzir canoas e caiaques a um preço adequado ao fraco poder de compra dos clubes portugueses." Se se pensar que a Federação Portuguesa de Canoagem só foi fundada um ano depois de Nelo ter criado a sua empresa, percebe-se ainda melhor o seu papel.

Começou por se dedicar à produção de caiaques e canoas de competição, tendo depois alargado a produção a embarcações de recreio. Mas nunca perdeu de vista que a sua área de interesse era verdadeiramente a alta competição, com barcos de alta qualidade, e procurou novos mercados, começando pela Grã-Bretanha, onde a exigência era maior, tanto ao nível de praticantes como de construtores instalados.
Com mais de 30 mil embarcações de diferentes modelos construídas, através das mais variadas técnicas e construções, os primeiros modelos de desenho próprio datam do final da década de 80, e em meados da década de 90 nasceu o primeiro modelo desenhado de raiz. "Atualmente, todos os modelos são desenhados e concebidos por nós", explica. E para isso conta com pessoal especializado e técnicas avançadas, a colaboração de um engenheiro naval e do engenheiro responsável pela I&D, a par de um elevado investimento em maquinaria.

O ano de 2004 e a escolha pelo Comité Olímpico para serem os fornecedores oficiais dos Jogos de Atenas foi um marco. Seguiram-se os Jogos de Pequim, e este ano, pela terceira vez consecutiva, a marca Nelo volta a ser a fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos. E depois dos excelentes resultados desportivos de Pequim, 2011 foi um bom ano: "Batemos o nosso próprio recorde ao vendermos caiaques para cem países."

Fonte: Diário de Notícias

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Portuguesa premiada por hábitos alimentares


A velocidade com que ingerimos os alimentos tem influência no peso corporal e comer devagar tem resultados equiparáveis aos de uma cirurgia bariátrica, revela um estudo realizado por uma investigadora portuguesa que ganhou um prémio internacional. 


A investigação premiada de Júlia Galhardo durou um ano e teve por base 500 jovens obesos que estavam a ser acompanhados no Hospital Pediátrico de Bristol, em Inglaterra, com o objetivo de estudar as hormonas que estão relacionadas com os hábitos alimentares.

São duas hormonas do sistema digestivo que circulam no sangue: a grelina, segregada pelo estômago e que induz a sensação de fome e o peptídeo tirosina-tirosina (PYY), segregado pelo intestino e que dá a sensação de saciedade.

Chakall é o chef com maior notoriedade


O resultado é de um estudo desenvolvido pela Marktest para a Brandstory, empresa de consultoria em marketing. A liderança de Chakall, já se verificava em 2010, tendo sido reforçada este ano com um aumento de quase sete pontos percentuais (de 78% para 84,8%). A segunda posição é atribuída ao chef Henrique Sá Pessoa que também viu o seu índice de notoriedade crescer no último ano.
«Não é novidade nenhuma que os Chefs são as novas pop stars, por isso impõe-se que saiam da cozinha e se mostrem. Hoje, um Chef é um líder de opinião e tem um mundo de oportunidades para explorar, por isso a cozinha é “pouco” para quem se quer destacar», refere José Borralho, CEO da Brandstory.
O responsável destaca ainda “a presença da Chef Justa Nobre, que ocupa a 5ª posição deste ranking, fruto da presença no programa Master Chef e pela forma como soube comunicar com o público.
A recolha da informação, efectuada entre os dias 21 e 24 de Novembro de 2011, foi realizada via Internet e foi utilizado um questionário estruturado, constituído por perguntas fechadas e abertas. O universo em estudo é constituído por internautas de ambos os sexos, com idade compreendida entre os 25 e os 54 anos residentes nas regiões Marktest da Grande Lisboa e Grande Porto. A amostra é constituída por 250 entrevistas estratificadas por região com uma distribuição proporcional ao universo, considerando as variáveis género e idade.

Fonte: Marketeer

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Grupo Teka investe 1,5 ME em Portugal

O grupo industrial alemão Teka investiu 1,5 milhões de euros na sua fábrica em Portugal, situada em Ílhavo. O reforço de investimento visa permitir o fabrico de exaustores, cuja linha de produção foi iniciada no final de 2011 na unidade portuguesa.
O objectivo do grupo germânico, que opera em áreas de negócio que vão desde equipamentos domésticos e industrias para cozinha à electrónica, passa por produzir em Portugal “cerca de 400 mil exautores por ano, que serão fornecidos a todas as empresas do Grupo”, anuncia a Teka Portugal em comunicado.
A injecção de capital permitiu que a fábrica de Ílhavo fosse aumentada em 3.000 m2, e deve gerar mais de 50 postos de trabalho. Segundo a Teka Portugal, o reforço de investimento na unidade nacional é um sinal de reconhecimento por parte do grupo multinacional que integra. “Presente há mais de 30 anos em Portugal, a marca Teka viu assim o esforço da sua fábrica ser uma vez mais reconhecido pelo grupo alemão, que reforçou a aposta no nosso país”, diz a subsidiária portuguesa.

Fonte: Marketeer

Actividades culturais recolhem preferência de 64% dos estudantes universitários

Em Portugal, 88% dos estudantes participa em actividades culturais. Destes, 64% tem preferência por actividades artísticas e culturais, um valor que se encontra acima da média da comunidade estudantil ibero-americana e coloca Portugal na liderança desta tendência já que, ainda que a preferência recaia também sobre este tipo de ocupação, os valores se situam nos 30%. A conclusão é de um estudo realizado junto da comunidade ibero-americana de estudantes pelo Universia, portal de informações dirigidas a universitários que faz parte da Responsabilidade Social Corporativa do Banco Santander. 

A investigação, que teve por protagonista a Vida Universitária, fez notar que em segundo lugar nas preferência dos estudantes universitários portugueses no que toca a ocupações extracurriculares se encontra o desporto, tendo sido a escolha natural de 44% dos inquiridos. Menor preferência recolhem as actividades políticas, com uma participação na ordem dos 18%. O estudo foi desenvolvido nos 23 países em que a rede Universia está presente, e contou com respostas de cerca de 10 mil participantes, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre diversos temas e hábitos da vida universitária.

Fonte: Marketeer

Investigadores surpreendidos ao descobrir pérolas em ostras no Algarve

Uma equipa de investigadores foi surpreendida ao descobrir pérolas em ostras do género Crassostrea em vários locais do Algarve, desde as rias de Alvor e Formosa até ao Rio Guadiana. O fenómeno, dizem, é muito raro nesta família de bivalves.
"Foi uma surpresa para nós", disse ao PÚBLICO Deborah Power, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), responsável pela investigação, ao lado de Frederico Batista e Ana Grade, da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR.

"A descoberta das pérolas aconteceu quando estávamos a trabalhar num projecto para fazer um levantamento das espécies de ostras no Algarve. Visualmente são todas muito parecidas mas, na realidade, podem ser diferentes", acrescentou a investigadora.

Ao longo de todo o ano de 2011, os investigadores recolheram 756 ostras e, de forma inesperada, encontraram pérolas em dois exemplares de Crassostrea, originária do Japão e importada da França para a criação comercial no Algarve. Num só indivíduo foram encontradas quatro pérolas (com um diâmetro inferior a 2 mm) e noutro foi observada uma pérola com cerca de 5 mm de diâmetro e 190 mg de peso. Esta ostra teria entre dois e três anos de idade, estima Deborah Power.

"Ficámos contentes. Este é um fenómeno muito interessante. Noutros países, como o Japão, já se estimula a produção de pérolas pelas ostras. Mas estas não foram provocadas por nós, cresceram no próprio organismo", acrescentou Deborah Power.

“Este fenómeno é frequente noutras espécies, podendo as pérolas atingir um elevado valor comercial. Mas nos últimos dez anos não tinha sido observado em ostras do género Crassostrea, que existem em Portugal”, disse a Universidade do Algarve, em comunicado.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dez exemplos que mostram a qualidade da ciência nacional em 2011

Da investigação sobre o Alzheimer, até à tecnologia que vai ajudar o próximo rover a sobreviver ao frio de Marte. O PÚBLICO contactou algumas universidades portuguesas para ouvir o que de mais interessante se fez no ano que terminou. A lista resultante é uma pequena amostra da realidade, mas revela que a ciência nacional está em evidência em muitas áreas.
 
Estrelas de matéria escura
É uma antiga guerra teórica dos físicos: o que é que acontece quando as estrelas deixam de ter matéria para consumir? Uma das principais teorias defende que o seu peso obrigaria a estrela a colapsar, originando um ponto de densidade tão alto – os chamados buracos negros – que sugaria até a luz, e onde o espaço e o tempo se comportariam de uma outra forma. Mas houve sempre teóricos que criticaram este conceito excepcional de “singularidade” dos buracos negros, que existiriam em vários pontos do universo. Num artigo aceite para publicação na Physical Review Letters, Paolo Pani, Vitor Cardoso e Térence Delsate, do Instituto Superior Técnico, sugerem agora que este colapso das estrelas não resultará numa singularidade e explicam que o aumento súbito da densidade da matéria pode originar uma nova força gravitacional, a chamada matéria escura. O resultante será uma “estrela de matéria escura” invisível aos telescópios.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Calçado português reforça em mercados internacionais

O sector do calçado vai investir, com o apoio do Programa Compete, 11 milhões de euros, no reforço da aposta no processo de internacionalização, numa mega-ofensiva que se traduzirá em dezenas de acções de imagem e na presença nos principais fóruns da especialidade.

«A promoção comercial externa é a grande prioridade do sector, que exporta sensivelmente 95% da sua produção para mais de 130 países. Por esse motivo, em 2012, mais de 140 empresas vão participar em mais de 60 certames profissionais um pouco por todo o mundo», informa hoje a APICCAPS.

São quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional. Consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização são as metas do sector, constituído por mais de 1.300 empresas, responsáveis por mais de 32 mil postos de trabalho e que se perfila como o mais internacionalizado da economia portuguesa.

O sector investirá no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial como são os casos das feiras MICAM e Riva del Garda (ambas em Itália) e GDS (na Alemanha), em feiras de forte expressão regional (Modacalzado, em Espanha, Ciff e CPG Vison, ambas na Escandinávia) e de nicho (Bread & Butter, na Alemanha, Whos Next, Mess Around, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França - cada uma delas visando públicos distintos e segmentos de mercado diferenciados - The Brandery, em Espanha, Pure, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).

Fonte: Marketeer

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

25% dos portugueses espera pelos saldos para compras de Natal

O Observador Cetelem questionou os portugueses se costumam esperar pelas promoções e saldos após o 25 de Dezembro para fazerem compras de Natal. O resultado foi que 25 por centos dos inquiridos respondeu afirmativamente, sobretudo na região norte do país - 33 por cento.
Em Lisboa e no sul do país, apenas 17 por cento dos indivíduos afirma não esperar pelas promoções após o Natal, o que contrasta com os residentes na região norte. Também as mulheres (26 por cento), ao contrário dos homens (24 por cento), são quem mais prefere esperar pelos saldos.

Quando comparando por faixa etária, o Observador Cetelem chegou à conclusão que os consumidores entre os 55 e os 65 anos são os que menos revelam intenções de comprar nas promoções de final de ano – 18 por cento. A estes seguem-se os indivíduos entre os 18 e os 24 anos (22 por cento) e os que se situam numa faixa etária dos 35 aos 44 anos (24 por cento). Os consumidores que têm entre 45 e 54 anos são aqueles que mais compram nos saldos depois do Natal – 27 por cento.

"No momento de efectuar a compra, o principal critério de escolha é a utilidade da prenda. Curiosamente, o preço é colocado em segundo lugar, mas é de notar que são cerca de 25 por cento os indivíduos que pretendem aguardar pelo período de promoções (a seguir ao Natal) para fazer algumas das compras de Natal. Estes dados tornam-se mais relevantes quando estamos numa altura em que os comerciantes esperam recuperar a quebra nas vendas do Natal", explica Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

A análise, realizada em colaboração com a Nielsen, foi aplicada através de um inquérito quantitativo a 500 indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos entre os 18 e os 65 anos, entre 3 e 4 de Outubro do corrente ano.

Fonte: MultiCom

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Três museus portugueses são finalistas do Museu Europeu do Ano 2012

O prémio é atribuído anualmente pelo European Museum Forum (EMF), organização sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas, e que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa.

A cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano 2012 terá lugar em Penafiel, entre 16 e 19 de Maio, onde decorrerá a assembleia anual do EMF.

Os três museus portugueses fazem parte de uma lista de 46 nomeados de 20 países, entre eles Grécia, Irlanda, Rússia, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, França e Reino Unido.

Na decisão final do júri pesam habitualmente os esforços realizados pelos museus europeus para atrair visitantes através de programas nas áreas da interpretação, responsabilidade social, comunicação e marketing.

Em declarações à agência Lusa, Margarida Ruas, actual embaixadora do EMF e antiga diretora do Museu da Água, em Lisboa, comentou que “é um motivo de orgulho para Portugal existirem três museus nomeados para o prémio”.

Japão compra mais produtos portugueses


As marcas e empresas portuguesas estão a crescer no mercado japonês, ganhando visibilidade nas maiores department stores do país, segundo comunicado emitido hoje pelo Cenit (Centro de Inteligência Têxtil).
O tecido burel, típico da região da Serra da Estrela, por exemplo, continua a conquistar adeptos entre os nipónicos, com os produtos da empresa portuguesa Burel Manteigas a consolidar no Japão. A oferta da empresa, nomeadamente com bancos, vestuário e bolsas feitos com este tecido, está à venda na department store Isetan, pertencente ao grupo Axell Japan e uma das mais importantes do país. Segundo Isabel Dias da Costa, administradora da Burel Manteigas, o negócio no Japão «está a correr muito bem, a department store continua a fazer encomendas. A opção de distribuição nas lojas está a ter bons resultados». Temporariamente, a empresa teve ainda os seus produtos à venda na department store Matsuya Ginza.