sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Empresa portuguesa lança produtos em parceria com Harvard


A empresa portuguesa Ideal Clinical Software (ICS), especializada em gestão de dados e investigação clínica, prepara-se para lançar no mercado nacional e mundial os sistemas IdealCharts e IdealTrials, desenvolvidos em parceira com especialistas da Harvard Medical School.
O sistema IdealCharts agrega informações sobre os doentes e pode funcionar num hospital ou em rede (entre diferentes unidades de saúde). «O IdealCharts é um software que tem a capacidade de ler outros softwares e reunir toda a informação relevante sobre o doente, disponibilizando-a aos médicos de diferentes áreas e em tempo real, o que pode facilitar a rapidez de diagnóstico e reduzir custos», explica em nota de imprensa Pedro Monteiro, responsável pela ICS.
Quanto ao IdealTrials, permite a gestão de ensaios clínicos e de projectos de investigação, uma funcionalidade que, segundo Pedro Monteiro, era «inexistente» no mercado. “Esta nova ferramenta da ICS é fundamental para quem pretende gerir todos os seus projectos clínicos e de investigação com toda a rapidez e eficácia, optimizando o recrutamento de doentes e minimizando as falhas de informação e o erro médico”, refere a empresa, ressalvando que as informações estarão apenas acessíveis a utilizadores devidamente autenticados. O sistema encontra-se em fases de testes “nos mais exigentes centros de investigação internacionais”, informa a ICS.
Os novos produtos da ICS, que pertence ao grupo Ideal Tower, exigiram um investimento de um milhão de euros.

Fonte: Marketeer

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Queijos nacionais medalhados em concurso mundial

Os queijos da empresa portuguesa Saloio estiveram em destaque na edição de 2012 dos Internacional Cheese Awards, competição que premeia os melhores queijos a nível mundial. No total foram três as medalhas arrecadadas pela marca, duas de prata e uma de bronze, às quais se somou uma recomendação especial.
 
O evento decorreu em Nantwich, Inglaterra, nos dias 24 e 25 de Julho e garantiu à Saloio três prémios em três categorias diferentes. Os queijos "Três Igrejas" e "Sítio da Perdiz" conquistaram duas pratas nas categorias Especiality Cheese Mixed Milk e Continental Cheeses - Best Any Other Overseas Cheese, respetivamente.
 
A Saloio trouxe ainda para Portugal uma medalha de bronze atribuída ao seu queijo "Palhais Entradas&Saladas Azeitonas", galardoado na categoria de Continental Catering&Food Service e uma distinção de honra pelo seu queijo "Regional Saloio", que recebeu o título de Highly Commended Cheese.
 
Para Clara Moura Guedes, administradora delegada da Saloio, a vitória comprova "a qualidade e originalidade" dos queijos da empresa, confirmando que estes "fazem parte do grupo restrito dos melhores queijos do mundo, com a particularidade de serem portugueses".
 
Assim, a Saloio, que também já tinha participado na edição de 2011, vê mais uma vez reconhecida, internacionalmente, "a qualidade superior dos produtos portugueses e a capacidade competitiva de alguma indústria nacional num mercado cada vez mais globalizado", afirma a marca em comunicado enviado ao Boas Notícias
 
Os International Cheese Awards 2012 celebraram, este ano, 115 anos de existência, registando quase 4 mil participações. No total foram 27 os países a concurso em 226 categorias distintas sendo os produtos avaliados em prova cega por um painel de 156 jurados.
 
Fonte: Boas Notícias

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vinhos verdes portugueses à conquista do Reino Unido

Um grupo de 16 produtores de vinho verde ruma ao Reino Unido para se apresentar com 80 marcas de vinhos no mercado britânico. O intuito é conseguir aumentar as exportações em terras de Sua Majestade, tendo a iniciativa surgido por parte da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos (CVRVV).
No top 10 dos mercados de exportação de vinho verde, com 800 mil litros vendidos no ano anterior, mais 175 mil do que em 2010, o Reino Unido é uma aposta prioritária para a CVRVV, que vai investir anualmente nos próximos três anos 190 mil euros em ações promocionais.

Fonte: Mediana

terça-feira, 10 de julho de 2012

Rádio Internacional da China tenciona abrir um estúdio em Portugal

A Rádio Internacional da China (CRI), que já assegura seis horas diárias de emissão de uma estação dos arredores de Lisboa, projecta abrir também um estúdio em Portugal, revelou à agência Lusa um responsável da CRI. “A CRI tem esse plano, mas não foi definido quando começa. Talvez em 2013″, disse a chefe da secção portuguesa da estação, Catarina Wu.
O estúdio servirá para apoiar a produção local, nomeadamente os programas que desde há duas semanas são transmitidos pela Rádio Iris FM, sediada em Samora Correia, no Ribatejo, onde se concentram dezenas de armazéns chineses. Seis horas da programação diária daquela rádio, dedicadas sobretudo à cultura e à economia chinesas, são asseguradas pela secção portuguesa da CRI, num inédito acordo de cooperação e que evidencia a crescente importância do português na China. Duas estações brasileiras, Super Rádio de Brasília e a Rádio Guaia, já transmitem diariamente um noticiário produzido por aquela secção, mas trata-se de um serviço de apenas cinco minutos, indicou Catarina Wu.
O acordo com a Íris FM foi alcançado através da Global Times Broadcasting, empresa com maioria de capitais chineses e sede na Finlândia, cujo objectivo é “encorajar o diálogo entre a China e o mundo”. Antes, as emissões da estação chinesa para Portugal resumiam-se a meia hora por dia, em onda curta. “Temos o plano para aumentar as horas de emissão na Íris FM, mas o número ainda não foi definido, e estamos a procurar estabelecer acordos de cooperação com rádios brasileiras”, disse Catarina Wu.
A Rádio Internacional da China, conhecida outrora como “Rádio Pequim”, emite em cerca de 60 línguas. A secção portuguesa começou as emissões em Abril de 1960, com o apoio de dois casais brasileiros: Benedito e Lídia de Carvalho, e Carlos e Nair Frydman. “Na altura ninguém falava português na China”, recordaria à agência Lusa Yao Yuexiu, umas das primeiras locutoras da secção, oriunda do serviço em espanhol. Além de Yao Yuexiu, que tinha então 20 anos, a secção contava com outros profissionais chineses: Ma Anlu, transferida também do serviço em espanhol, e o casal Li e Chen, que aprendeu português em Macau.
Meio século depois, cerca de um mil estudantes frequentam cursos de português em mais de uma dezena de universidades do país e na última década, a China tornou-se um dos principais parceiros económicos de Angola e do Brasil, os dois maiores países de língua portuguesa. A secção portuguesa da CRI conta hoje com 18 jornalistas em Pequim, além de dois correspondentes no Brasil e um representante na sede da estação na América Latina, situada no Rio de Janeiro.

Fonte: Lusa

Corticeira Amorim compra fabricante espanhola de rolhas

A Corticeira Amorim, maior fabricante mundial de cortiça, anunciou que adquiriu 90,91% do capital da empresa espanhola Trefinos pelo montante de 15,1 milhões de euros.
De acordo com a Corticeira Amorim, a Trefinos, sediada em Girona, Espanha, lidera a produção e comercialização de rolhas para champanhe e vinhos espumantes na região da Catalunha. A aquisição foi realizada através da participada Amorim & Irmãos, que concentra o negócio das rolhas.
“Com quase um século de história, a Trefinos, S.L. é uma organização sólida, moderna, com eficiência operacional e rentabilidade dignas de registo, que detém uma importante rede comercial internacional em países como França, Itália e Estados Unidos”, refere a Corticeira Amorim no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “De realçar também o notável know-how dos seus gestores e o investimento da empresa em I&D aplicados a tecnologias inovadoras visando a melhoria qualitativa dos produtos”, acrescenta, sublinhando a possibilidade de sinergias na “produção, partilha de tecnologias e complementaridade das estruturas comerciais” entre as empresas.
Por outro lado, a integração da empresa espanhola no Grupo Corticeira Amorim “reforçará a sua eficiência e posicionamento no mercado, permitindo à Trefinos beneficiar de conhecimentos, estruturas e práticas do líder mundial: a política de procurement de cortiça, as tecnologias de produção e controlo de qualidade e a eficácia da rede comercial”, conclui a empresa.

Fonte: Marketeer

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Biblioteca de Mem Martins estreia código de cores para daltónicos

A Biblioteca escolar “Terra do Faz-de-Conta” da Escola Básica do 1º ciclo nº 2 de Mem Martins tornou-se a primeira a adoptar o ColorAdd, sistema de identificação de cores criado pelo designer português Miguel Neiva.
A biblioteca dispõe de centenas de recursos em diferentes tipos de suportes, como livros, CD-ROM, CD-Audio, DVD e vídeos, agrupados por assuntos, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), sendo associada uma cor a cada tema. A utilização dos símbolos gráficos que compõem o código do ColorAdd na lombada dos livros, nos porta títulos frontais, nos porta títulos das prateleiras e na sinalização lateral, lado a lado com a respectiva cor do tema da tabela CDU, permitirá aos alunos daltónicos “uma mais fácil integração social na biblioteca escolar”, anuncia a ColorAdd em nota de imprensa.
“O daltonismo é uma barreira para os alunos que chegam a uma biblioteca e procuram um livro autonomamente, tendo em conta que é precisamente a cor que diferencia a arrumação dos diferentes temas. Um acto muito simples para uns, mas difícil para quem tem daltonismo”, sublinha a ColorAdd.
O projecto, criado pelo designer português Miguel Neiva, é um sistema inovador que permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto.

Fonte: Marketeer

Cristina Jorge de Carvalho distinguida pelos International Design Awards

A designer de interiores Cristina Jorge de Carvalho foi distinguida pelos International Design Awards, dos EUA, pelo seu projecto para o Centro de Investigação da Fundação Champalimaud. O prémio foi atribuído na categoria de Design de Interiores Conceptual.

Este reconhecimento segue-se a outros galardões atribuídos este ano, pelos European Hotel Awards. São eles o Best Hotel Interior for Europe e Best Hotel Interior for Portugal, pelo seu projecto para o Altis Prime.
O trabalho desenvolvido para a Fundação Champalimaud teve por ponto de partida o próprio edifício, assinado pelo arquitecto Charles Correa.

No sentido de “humanizar” o espaço, Cristina Jorge de Carvalho idealizou zonas onde “o estar é a acção mais relevante e onde o conforto é primordial”, explica o seu atelier em nota enviada às redacções. No fundo, a designer projectou espaços onde “o ambiente pode ser mais ou menos intimista e/ou formal, apreendendo assim a escala humana do edifício”. A evocação da natureza foi a base do projecto, reflectindo-se quer através da utilização de materiais como a madeira, a palhinha e o linho, quer através de projecções do jardim da Fundação nas paredes do interior do edifício, criando um diálogo contínuo entre exterior e interior. O esquema de cores e as projecções gráficas na entrada do edifício pretende, por sua vez, sublinhar a componente emocional.

Os prémios dos International Design Awards serão entregues em Los Angeles, em Abril de 2013.

Fonte: Marketeer

Best Workplaces: 11 empresas portuguesas no top 100

A Microsoft foi considerada pelo Great to Work Institute como a melhor empresa para se trabalhar na Europa. Dos cem best european workplaces, onze empresas são portuguesas, como a SMAS Oeiras e Amadora, Teleperformence Portugal (Lisboa - Estefânia) ou a ROFF.
O inquérito contou com a participação de mais de 250 mil colaboradores em mais de 1500 organizações europeias.

Todas as empresas que integram a lista do Best Workplaces demonstram que criar e manter um bom ambiente de trabalho é bom para o negócio. “Os principais benefícios incluem recrutamento reforçado e retenção de talentos, custos laborais reduzidos, assim como o aumento da produtividade e de lucros”, refere a análise.

“Todas as empresas que figuram na lista de Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work Institute estabeleceram uma cultura de confiança que define o padrão não só na Europa”, refere José Tolovi, Jr., presidente do Great Place to Work Institute.  “Esta conquista é uma prova de força por parte das organizações, da liderança e do seu compromisso em criar um ótimo ambiente de trabalho independentemente do país, do setor e da dimensão. Quer se trate de economias em crescimento ou sob pressão, estas organizações reconhecem a importância de um ambiente de trabalho baseado na confiança, no orgulho e na camaradagem e o impacto positivo no modelo de negócio”, adianta.

Sandrine Lage, fundadora do Great Place to Work Institute em Portugal refere que  “a presença de Portugal nesta lista vem responder à questão que tem sido colocada ao longo dos anos: independentemente do contexto, país ou panorama económico, os melhores ambientes de trabalho caracterizam uma elite que fomenta o envolvimento e a confiança dos seus stakeholders, do qual o público interno é parte integrante”. “Estamos, por isso, bastante satisfeitos por contar com 11 presenças numa lista europeia de cem Best Workplaces. Parabéns a todas, não só às mencionadas na lista, mas também para aquelas que trabalham no sentido de promover a mesma missão”, conclui a responsável.

Fonte: MultiCom

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Shakira vai gravar videoclip em Portugal

O novo vídeo musical da cantora colombiana Shakira vai ser gravado em Portugal. O tema a gravar ainda não é conhecido, mas a coreógrafa da artista, HiHat, está já à procura de bailarinhos nacionais de hip-hop para integrarem a produção.

A coreógrafa de Shakira, de nome Hihat, recorreu à rede social Twitter para convocar bailarinhos de hip-hop portugueses. Por sua vez, o também coreógrafo Troy Kirby, afirmou na mesma rede social que a cantora estaria em Portugal.

O tema do vídeo musical a ser gravado no nosso país ainda não foi divulgado, mas as expectativas recaem sobre “Get It Started”, uma nova produção em parceria com o cantor norte-americano Pitbull.

Informações avançadas esta sexta-feira pelo jornal A Bola referem ainda que a cantora foi vista na passada quinta-feira, no aeroporto de Lisboa, com óculos escuros e boné, numa tentativa de passar despercebida.

Clique AQUI para aceder ao Twitter da coreógrafa HiHat e visualizar as mensagens sobre a vinda da equipa de Shakira a Portugal.


Fonte: Boas Notícias

Vinhos portugueses conquistam 49 medalhas no Canadá

Os vinhos portugueses conquistaram 49 medalhas no concurso "Sélections Mondiales des Vins" que decorreu no final de Maio e início de Junho no Canadá. O vinho Poças Colheita 1992 foi mesmo galardoado com uma Grande Medalha de Ouro, a distinção mais alta do concurso.

Além desta distinção da Grande Medalha, o certame do Canadá, um dos maiores do género a decorrer na América do Norte, distinguiu 38 vinhos portugueses com medalhas de ouro e 10 com o galardão de prata.

A maioria dos premiados foram vinhos tintos, embora a lista de premiados inclua, também, Vinhos do Porto, dois vinhos Moscatel e outros dois brancos.

A competição canadiana realizou-se entre 30 de Maio e 4 de Junho, com a participação de 1.806 amostras de vinhos de 35 países distintos.

Já em Maio os vinhos portugueses tinham brilhado num outro concurso mundial - "Les Citadelles du Vin" - que decorreu em França, e onde conseguiram 17 galardões de ouro e 14 de prata.

Fonte: Boas Notícias

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Escritora portuguesa condecorada em França

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso foi condecorada pelo Ministério da Cultura francês com o título de Cavaleira das Artes e das Letras. A distinção deveu-se à edição dos livros "Campo de Sangue" (2002), "Os Meus Sentimentos" (2005) e "Até Nós" (2008), já traduzidos em França e noutros países.
 
A notícia é avançada pelo jornal Público, que escreve que o Ministério justifica a distinção, que será entregue em Lisboa em data a definir, com o papel que o trabalho da escritora lusitana tem assumido "na irradiação da cultura em França e no mundo".
 
De sublinhar que a condecoração da Ordem das Artes e das Letras, criada em 1957, é uma das mais altas distinções honoríficas da República Francesa, tendo o propósito de recompensar aqueles que se distinguem pelas suas criações no domínio artístico ou literário e que contribuem para difundir a cultura em território francês.
 
Esta não é a primeira vez que uma personalidade portuguesa é agraciada com esta condecoração, que também já foi recebida por Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Joe Berardo, Mariza, Eduardo Lourenço, Manuel Alberto Valente, Rui Horta, Leonor Silveira, Carlos Pinto Coelho e Joaquim Benite.
 
Sobre Dolce Maria Cardoso

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes em 1964, passou por Angola, onde cresceu, e regressou a Portugal em 1975. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, reside atualmente na capital portuguesa e já escreveu um pouco de tudo, desde romances a contos e argumentos para cinema.
 
De entre os seus trabalhos mais notáveis destaca-se o romance "Os Meus Sentimentos", que lhe valeu, em 2009, a conquista do Prémio da União Europeia para a Literatura, e "O Retorno", publicado em 2011 e que conta a experiência dos retornados e da descolonização de Angola.A obra foi considerada pela crítica a melhor do ano, arrecadando ainda o prémio especial da crítica nos Prémios Ler/Booktailors 2011.

Fonte: Boas Notícias

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Portugal cria softwares clínicos únicos no mundo

Uma empresa portuguesa desenvolveu dois softwares inovadores e únicos a nível mundial para gestão de dados e investigação clínica, cuja criação contou com a colaboração de peritos da Harvard Medical School.
 
Trata-se de duas ferramentas criadas pela Ideal Clinical Software (ICS), empresa do grupo Ideal Tower: o IdealCharts, uma ferramenta agregadora de informação sobre o doente, e o IdealTrials, software destinado à gestão de ensaios clínicos e de projetos de investigação.
 
Segundo a ICS, estas duas ferramentas exclusivas e complementares resultam de uma aposta nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas na saúde para suprimir uma necessidade do mercado nacional e mundial.
 
Em comunicado, Pedro Monteiro, responsável da empresa, explica que "o IdealCharts é um software que tem a capacidade de ler outros softwares e reunir toda a informação relevante sobre o doente, disponibilizando-a aos médicos de diferentes áreas e em tempo real, o que pode aumentar a rapidez de diagnóstico e reduzir custos". 
 
Quanto ao IdealTrials, outro dos softwares portugueses desenvolvido por profissionais com larga experiência em investigação clínica, é resultado "da constatação da inexistência no mercado de uma ferramenta adequada para a gestão de ensaios clínicos e projetos de investigação".
 
De acordo com Pedro Monteiro, a ferramenta destina-se, portanto, a "suprimir as necessidades de hospitais, centros de investigação ou centros coordenadores, em termos de registo de informação e gestão global de todos os aspetos do projeto ou ensaios clínicos".
 
Atualmente, os dois softwares estão em fase de testes "nos mais exigentes centros de investigação internacionais" espalhados por três continentes e os seus criadores acreditam que serão, no futuro, uma verdadeira mais-valia.
 
Isto porque, reforça Pedro Monteiro, significam, para hospitais e clínicas, "melhor performance e maior relação entre custo e eficácia com total confidencialidade e reforço da segurança do doente".
 
Fonte: Boas Notícias

Livraria Lello ganha certificado de excelência mundial

A histórica Livraria Lello, situada no Porto, recebeu, ontem, 26 de Junho, o Certificado de Excelência 2012 da TripAdvisor. Avaliada com quatros estrelas e meia, numa escala de zero a cinco, a livraria têm visto a sua fama crescer dentro e fora de Portugal.

Chegou ontem, por correio, a carta que trazia consigo um prémio muito ambicionado nas áreas do turismo e da cultura, avança a Agência Lusa. No certificado, assinado pelo presidente da TripAdvisor para os negócios, pode ler-se que esta entidade tem “orgulho em certificar que a Livraria Lello ganhou um lugar entre os melhores”.

De acordo com Antero Braga, um dos proprietários desta que é uma das mais famosas livrarias portuguesas, ganhar um prémio destes traduz não só um forte trabalho cultural, mas vem ajudar, também, a elevar o nome do Porto e de Portugal. A distinção junta-se, assim, aos já vários prémios conquistados nos últimos anos, comprovando a excelência alcançada.

Descrita como a livraria mais bela do mundo pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, a Livraria Lello, localizada na Rua das Carmelitas, próxima da Torre dos Clérigos, já integrou sugestões da imprensa inglesa e de guias de viagens australianos, que a consideraram a terceira melhor livraria de todo o globo.

A TripAdvisor é uma empresa norte-americana cujo site é considerado o melhor do mundo a nível de sugestões de viagens. A sua ação passa por tecer críticas e premiar os melhores locais de visita para turistas em diversos países.

Fonte: Boas Notícias

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Bola estuda entrada em Moçambique

 O diário desportivo A Bola deverá entrar nos mercados sul-africano e moçambicano, num processo este que entronca uma estratégia de expansão “de um projecto global e integrado”, confirma Vítor Serpa, director do jornal. Na mira está o lançamento de uma edição de A Bola em Moçambique, após “a experiência em Angola” ter sido “tão bem-sucedida”, refere o responsável.

Tudo indica que A Bola Moçambique venha a adoptar o esquema de periodicidade aplicado em território angolano, onde o jornal é editado três vezes por semana. “Estamos a avaliar a situação e a perceber as condições, nomeadamente técnicas, para avançarmos com o projecto”, declara. Isto porque, as aspirações do desportivo não se esgotam no desdobrar da sua edição em papel.

A Bola TV, cuja residência se fixa, para já, apenas no universo web, também deverá chegar a terras africanas a partir da África do Sul e daí difundida para os países de origem lusófona. Mais uma vez, Vítor Serpa não adianta pormenores, admitindo, no entanto, estarem a decorrer contactos e negociações para esse efeito. Quanto à migração de A Bola TV da web para a oferta cabo nacional, o director explica que as negociações estão a seguir os trâmites normais, não havendo ainda “uma decisão tomada”.

No entanto, o canal deverá arrancar num dos dois principais operadores até Setembro de 2012.

Fonte: Meios & Publicidade

segunda-feira, 11 de junho de 2012

R2 premiado com Ouro nos European Design Awards

O R2, estúdio de design de comunicação criado por Lizá Ramalho e Artur Rebelo, com sede no Porto, foi galardoado com o Gold Award dos European Design Awards 2012. Esta é a segunda vez consecutiva que o estúdio conquista esta distinção. O design da exposição intitulada “Eduardo Souto de Moura – Concursos 1979-2010” foi o projecto premiado.

«É uma recompensa pela linha de trabalho que definimos e que regularmente nos obriga a sair da nossa zona de conforto», afirmou Artur Rebelo em nota enviada às redacções.

Fonte: Marketeer

domingo, 3 de junho de 2012

EDP é a marca portuguesa mais valiosa

No âmbito da terceira edição do Brand Valuation Forum, a Brands Finance distinguiu as 50 marcas portuguesas mais valiosas, resultado do "Top Portuguese Brands League Table 2012". Por entre as 144 marcas avaliadas, a EDP, a Galp Energia e a Portugal Telecom mantiveram as três primeiras posições.
No top dez destacam-se a EDP, Galp Energia, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, TAP, Continente, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Mota-Engil e Banco Espírito Santo.

A EDP continua a liderar como a marca mais valiosa, com um brand value de 2,4 mil milhões de euros, ainda que a 10 por cento abaixo do valor registado o ano passado. A Galp Energia ocupa o segundo lugar com um valor de marca de 1,8 mil milhões de euros, um valor acima do registado anteriormente. Já a PT mantém também a sua terceira posição com um valor de marca de 676 milhões de euros, valor que representa uma quebra de 39 por cento aos 1,1 mil milhões de 2011.

Em quarta, quinta e sexta posição encontram-se o Pingo Doce, a TAP e o Continente. O Pingo Doce este ano regista 592 milhões de euros sendo este valor representativo de uma quebra de 44 por cento face ao ano anterior. A TAP registou uma subida, do décimo lugar para o quinto, apresentando um valor de marca de 513 milhões de euros, 10 por cento acima do apurado em 2011. O Continente manteve a sexta posição no ranking com um brand value de 372 milhões de euros, também refletindo uma quebra de 58 por cento.

A TMN desceu da quarta posição para a sétima agora com um valor de 367 milhões de euros, ou seja menos 61 por cento. A Caixa Geral de Depósitos desceu apenas uma posição estando agora no oitavo lugar, viu a sua marca avaliada em 365 milhões de euros, valor que representa uma diminuição de 49 por cento face a 2011.

Em nono e décimo lugar destacam-se o Grupo Mota-Engil e o Banco Espírito Santo. O Grupo Mota-Engil que antes estava posicionado no décimo sexto lugar é agora avaliado em 343 milhões de euros representando um aumento de 28 por cento. Também o Banco Espírito Santo subiu do décimo quarto tendo agora um valor de 329 milhões de euros, com um aumento de 3 por cento face ao ano de 2011.

Por entre as distinções de destacar também a OCIDENTAL Seguros que registou um aumento no valor de marca de 213 por cento, de 26 milhões para 80 milhões de euros. Seguido da Corticeira Amorim também com três dígitos, apresentando um crescimento de 127 por cento agora com um valor de 95 milhões de euros.

Na última posição do raking encontra-se o Crédito Agrícola avaliado em 59 milhões de euros.

Fonte: Lift

Egoísta arrecada três Prémios Papies

A revista Egoísta foi distinguida com três Prémios Papies, no âmbito da 24ª edição do certame promovido anualmente pela revista do PAPEL (DP), uma publicação mensal da Pixelpower, que reconhece os melhores trabalhos de comunicação gráfica. A publicação do grupo Estoril Sol foi galardoada na categoria Revistas, com os dois Grandes Prémios, pelas edições nº 47 e nº 48 dedicadas aos temas Viagem e Cartas e, ainda, com uma Menção Honrosa pela edição nº 46 intitulada Traço.

Segundo a editora Patrícia Reis, “a edição Viagem teve honras de um formato especial – uma mala – e foi a prenda de Natal do Grupo Estoril Sol”, comenta. Já a edição Cartas “começou, o ano de 2012, a lutar, logo de início, contra a crise e assumindo outras tradições e inovação”, enquanto a edição que ganhou a Menção Honrosa, Traço, é, “exclusivamente, dedicada a artistas/ilustradores nacionais e internacionais”.

Já no ano passado o título havia sido reconhecido com o mesmo número de troféus, totalizando já uma soma de 41 prémios desde que foi lançada, em 2000. Recorde-se que neste leque se inclui um galardão atribuído este ano pelos Prémios Criatividade M&P, reconhecimento este adstrito também ao nº 47 da revista.

Na mira do projecto está a expansão para o território brasileiro.

Fonte: Meios & Publicidade

Niiiws é uma nova aplicação nacional para ler a imprensa no iPad

Niiiws, uma nova aplicação gratuita para iPad que agrega as notícias da imprensa portuguesa mais partilhadas nas redes sociais, atingiu em oito horas o primeiro lugar das aplicações gratuitas na loja da Apple portuguesa. “As pessoas estão a descarregar, estão a utilizar e temos tido umas críticas incríveis, apesar de ainda só termos dito aos amigos, anunciado no Facebook e pouco mais”, afirmou à Lusa João Martins, actual CEO da muchBeta, que teve a ideia para esta aplicação. O sucesso deste lançamento discreto feito na quarta-feira está a fazê-lo ponderar lançar já na próxima semana aplicações similares para a comunicação social de Espanha e Reino Unido.

A aplicação recolhe dos “feeds” públicos dos vários jornais as notícias mais partilhadas nas redes sociais e depois apresenta-as numa plataforma comum. O utilizador pode navegar aí através das notícias divididas por diferentes secções, partilhá-las e personalizar a aplicação conforme os gostos, sendo redireccionando para o sítio de cada jornal quando consulta a notícia.

A ideia de João Martins surgiu-lhe “pela dificuldade que tinha todos os dias de ver as notícias e de saber o que se passa, de facto, nos diferentes jornais”. “As primeiras páginas não me chegam, andar a correr os jornais todos é impossível e isto já veio provar que consigo ver as notícias mais badaladas antes do tempo e a qualquer momento estou informado com o melhor da imprensa nacional”, acrescentou. A equipa que fez a Niiiiws surgiu no âmbito do projecto GeeksLab, que tem levado para a Afurada, junto à foz do Rio Douro, gente para desenvolver novos projectos, principalmente para internet.

Para além de João Martins, que é o criador da ideia e o gestor do produto, fizeram parte desta equipa Luiz Vaz, web designer e responsável pela comunicação, Filipe Pina, programador de backoffice e infraestrutura e Tiago Alves, responsável por toda a implementação em iOS. Embora alguns dos elementos trabalhem na muchBeta, conhecida por trabalhos na área do SaaS (Software as a Service), preferiram avançar com este projecto numa nova empresa. Apesar de ainda não ter um modelo de negócio fechado para esta aplicação gratuita, João Martins entende que isso não vai ser problema.

Portugal e Inglaterra são as seleções favoritas nas redes sociais

É das seleções portuguesa e inglesa que os cibernautas das redes sociais mais falam. Este é o resultado apontado pelo estudo "O Euro2012 nas Redes Sociais", a cargo da Inesting. Quais os países que mais falam sobre o campeonato, assim como os grupos de equipas mais referenciados foram outros dos pontos tidos em análise.

De acordo com os resultados da primeira fase de análise do estudo, se o número de referências às seleções nas redes sociais decidisse o vencedor do Euro2012, Inglaterra e Portugal já ocupariam o primeiro e segundo lugar, com 17 e 12,4 por cento.

Relativamente aos grupos de seleções, a Polónia com 60 por cento de referências do grupo, Portugal com 49 por cento, Espanha com 44 por cento e Inglaterra com 52 por cento seriam as vencedoras dos grupos A, B, C e D respetivamente.

Durante o período de análise verificou-se uma tendência crescente de interesse sobre o campeonato, sobretudo no dia 12 de maio, data em que foram anunciadas as seleções a participar. Foi quantificado um salto de mais de 500 por cento de referências sobre o Euro2012.

No dia 17 de maio foi também outro dia de grande crescimento de referências, com mais de 50 por cento. Também o dia 22 de maio foi destacado no estudo com o maior número de referências, um valor de mais de 25 milhões de pessoas.

O estudo irá perdurar durante todo o período de presença da Seleção Portuguesa no campeonato, em que as reações públicas nas redes sociais vão ser analisadas exaustivamente.

Fonte: Guees What PR

Repórter do New York Times encantado com Lisboa

O repórter do New York Times (NYT) aterrou em Lisboa apenas de passagem de um dia, para fazer escala entre Nova Iorque e o seu destino principal: Porto. Apesar de não ter grande vontade de permanecer 24 horas na capital portuguesa e de as primeiras horas não terem corrido muito bem, Frank Bruni e o companheiro de viagem acabaram por se encantar com Lisboa.
Cansados e a pensar num duche e numa sesta, o repórter e o companheiro de viagem chegaram a hotel onde não lhe foi permitido fazerem logo o check in. Decidiram deambular pelas ruas lisboetas, sem mapa e sem qualquer rota traçada, de modo a manterem-se acordados.

O Castelo de São Jorge chamou-lhes a atenção e caminharam na sua direção. Bruni chega mesmo a compará-lo com Parthenon, em Atenas, Grécia. Não traçaram uma rota e deixaram-se levar pela intuição até lá chegarem. “A beleza que encontrámos foi acidental: os mosaicos de pedro e branco com os quais muitas calçadas, praças e esplanadas são pavimentadas; os azulejos – amarelos, verdes, brancos – com que os edifícios são revestidos. Mosaicos como estes, eu já tinha visto noutro lado mas aqui têm domínio e capricho especial. Mas azulejos assim, usados desta forma, foram uma revelação. Era como se Lisboa usasse um conjunto de joias que outras cidades não se dão ao trabalho de usar”, escreve Frank no NYT.

O repórter refere ainda a cor dos telhados vermelhos e o azul do rio Tejo, deixando a promessa de voltar a Lisboa. Para além disso, Frank Bruni salienta ainda o facto de a capital portuguesa ter a mais-valia deixar os visitantes vaguearem por si, não apresentando uma extensa lista de monumentos e locais obrigatórios para visitar e fotografar, ao contrário de outras capitais europeias.

Fonte: New York Times e Visão

Maioria dos estrangeiros desconhece marcas portuguesas

De acordo com um estudo levado a cabo pela Millward Brown/Hill+Knowlton Strategies Portugal, 65% dos inquiridos no estrangeiro com conhecimentos internacionais não é capaz de identificar uma única marca portuguesa. O estudo, que inquiriu 770 pessoas em mercados tão diversos como África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Polónia, Portugal e Reino Unido, pretendeu perceber qual a percepção existente sobre as marcas portuguesas.

Dos inquiridos no estrangeiro, apenas 35% afirmaram conhecer marcas portuguesas, sendo que apenas no Brasil (66%), Espanha (64%) e Polónia (56%) é que o número de pessoas que conhece marcas portuguesas supera os que não conhecem. Nos EUA, o desconhecimento atinge os 93% dos inquiridos.
Quando analisadas as respostas dadas pelos inquiridos internacionais que já consumiram produtos portugueses – 40% dos quais já visitaram Portugal – a qualidade dos produtos portugueses associada à percepção das suas características artesanais conduzem a uma apreciação positiva dos produtos. Em 59% dos casos, inclusivamente, a qualidade reconhecida das marcas portuguesas fez com que estas fossem ao encontro ou excedessem as expectativas.

As conclusões do estudo realizado pela Millward Brown/Hill+Knowlton Strategies Portugal mostram ainda que, excluindo o sector alimentar, são poucos os conhecimentos sobre produtos e/ou marcas portuguesas, aparecendo os vinhos como o produto nacional que reúne maior número conhecimento por parte dos consumidores internacionais. As marcas referidas espontaneamente com maior destaque foram a TAP, Sagres, Super Bock, Banco Espírito Santo e azeite Gallo, sendo de destacar ainda na área da distribuição Pingo Doce e grupo Jerónimo Martins.

Mais de metade dos portugueses acredita que marcas da distribuição são nacionais
Internamente, verifica-se que são os indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e 54 anos quem mais se preocupa em comprar português, apesar de apenas 10% dos portugueses afirmarem pagar mais por isso. Quando questionados sobre Marcas de Distribuição (MdD), mais de 50% dos inquiridos portugueses acredita que estas são maioritariamente portuguesas, embora a origem dos produtos adquiridos não seja relevante para cerca de 30% das pessoas.

Em relação às razões para consumir português, os inquiridos em Portugal são peremptórios: a qualidade dos produtos e o apoio à economia ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar da tabela das motivações. Frescos, azeite, leite, iogurtes e óleo alimentar são as categorias de produto cuja origem é mais relevante para os cerca de 40% dos inquiridos em Portugal que procuram marcas portuguesas.

Fonte: HiperSuper

sábado, 2 de junho de 2012

Corticeira Amorim utilizada no Pavilhão da Serpentine Gallery

A Corticeira Amorim foi selecionada como elemento de construção do próximo Pavilhão da Serpentine Gallery, em Londres, o mais ambicioso programa mundial de arquitetura da área, liderado nesta 12ª edição pelo gabinete de arquitetura Herzog & de Meuron e pelo artista plástico Ai Weiwei.

A cortiça fornecida pela Corticeira Amorim é o elemento estruturante desta obra. Herzog & de Meuron descrevem a cortiça como um "material natural, com forte mais-valias aos níveis de tacto e de olfato, de grande versatilidade, o que permite que seja facilmente esculpido, cortado, moldado e formado".

Para António Rio de Amorim, presidente da Corticeira Amorim "esta parceria resulta de um incessante empenho da Corticeira Amorim em promover mundialmente as imbatíveis credencias técnicas e de sustentabilidade deste material natural. Ver a cortiça aplicada num projeto arquitetónico com este impacto e de uma estética irrepreensível, é simultaneamente um motivo de orgulho e uma oportunidade ímpar de demonstrar ao mundo que a cortiça não é apenas um produto único, criado pela natureza, mas é também um material tecnologicamente relevante para o século XXI".

O pavilhão foi idealizado de forma a captar os visitantes a olharem para baixo da superfície. O conceito deste projeto assenta num convite a um retrocesso no tempo, através do legado das onze edições anteriores desta iniciativa da Serpentine Gallery. Às onze colunas que simbolizam cada pavilhão anterior, junta-se uma outra que suporta uma plataforma flutuante.

O Pavilhão da Serpentine Gallery é considerado m marca da arquitetura mundial, uma iniciativa que resulta na criação anual e um edifício emblemático que atrai uma média de 250 mil visitantes por ano.

Fonte: Cunha Vaz & Associados

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lisboa no top 25 dos melhores destinos europeus do ano

Os utilizadores do portal de turismo TripAdvisor recomendam Lisboa como um dos 25 melhores destinos europeus para este ano, salientando a diversidade da capital portuguesa. O site destaca as catedrais do século XII, as pontes sobre o Tejo, os aquedutos, a Gare do Oriente e os típicos bairros lisboetas, assim como museus, mercados ao ar livre, elevadores, o castelo e o Fado.
A lista Traveler’s Choice 2012, do TripAdvisor, posiciona Lisboa no 11º lugar, à frente de destinos como Veneza (12º), Edimburgo (13º) e Madrid (14º). A liderar o top 10 encontra-se Londres, seguida de Roma, Paris, Istambul, Barcelona, Berlim, Florença, Praga, Dublin e Amesterdão.

Lisboa tem marcado presença, nos últimos tempos, nos principais rankings de turismo, assim como nos media nacionais e internacionais, o que vem confirmar a crescente atração do destino. Em junho, a oferta turística da cidade será reforçada com a inauguração da Ala Nascente do Terreiro do Paço.

Fonte: LPM

quarta-feira, 30 de maio de 2012

87% dos turistas quer voltar a Portugal

Os turistas que visitaram Portugal, na maioria pela primeira vez, pretendem voltar já nos próximos três anos, segundo um estudo efetuado pela GfK Metris. A oferta cultural, bem como a simpatia lusa são alguns dos principais motivos de satisfação.
De uma forma geral, 88 por cento dos turistas sentiram-se muito satisfeitos com as suas férias em território luso e cerca de 40 por cento referem que a viajem superou as expectativas.

Fatores como a oferta cultural, a simpatia da população, paisagens, praias, monumentos, gastronomia e vinhos são os principais pontos fortes de Portugal segundo os turistas.

Em termos de cidades mais visitadas, Lisboa e Porto são as principais escolhas, sendo que Lisboa está na preferência dos turistas espanhóis, holandeses e brasileiros, já o Porto é a principal escolha dos franceses.

Relativamente à estadia, cerca de 78 por cento dos turistas prefere ficar em hotéis, apart-hotéis ou pousadas, onde passa, em média, cerca de seis noites.

Quanto à fase de planeamento, a internet continua a ser o maior impulsionador da escolha de Portugal como destino de férias, seguido do conselho de familiares ou amigos.

Este estudo foi efetuado durante a época baixa para o Turismo de Portugal e envolveu ao todo 600 turistas provenientes de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil.

Fonte:LPM

terça-feira, 29 de maio de 2012

Água das Pedras entra no Brasil

Pires de Lima há muito que o queria: levar Água das Pedras para o mercado brasileiro. Agora conseguiu-o. A marca de águas com gás da Unicer chegou ao Brasil, tendo-se apresentado oficialmente na ExpoVinis, em São Paulo.

«A entrada da marca Água das Pedras no Brasil é mais uma importante etapa na estratégia de internacionalização da Unicer, um programa que pretendemos prosseguir com a entrada noutras importantes cidades cosmopolitas. É uma marca muito conceituada nos quatro cantos do mundo mas por ser um recurso limitado temos de gerir a sua exportação com muita atenção. É um recurso português que queremos e merece ser preservado», declarou António Pires de Lima, presidente executivo da Unicer.

No Brasil, a Água das Pedras vai integrar o segmento de águas de luxo «devido aos seus atributos mais valiosos, como a origem e as características únicas» e estará presente no universo gourmet, em restaurantes, hotéis e bares de categoria superior, bem como em retalho premium, informa a empresa.

Para apresentar a marca na ExpoVinis, aos críticos de gastronomia, sommeliers, enólogos e outros profissionais da restauração, foram desenvolvidas algumas iniciativas, como várias harmonizações de menus de chefs reconhecidos no Brasil com Água das Pedras – como, o chef português Vítor Sobral, restaurante Tasca da Esquina, em S.Paulo; chef Bel Coelho, restaurante Dui; e os chefs Ligia Karazawa e Raúl Jiménez, restaurante Clos de Tapas.

Com 140 anos, a Água das Pedras prossegue assim a aposta na sua internacionalização e prepara-se para entrar noutras cidades mundiais, como Nova Iorque e Berlim, onde pretende posicionar-se também no segmento premium.

Fonte: Marketeer

Jornais britânicos elogiam Optimus Alive

Os jornais britânicos The Times e The Guardian elogiaram o festival Optimus Alive, que se realiza em Lisboa entre os dias 13 e 15 de julho, colocando-o entre os melhores da Europa.

Segundo uma informação da Everything is New, que organiza o festival, o The Guardian" sugere festivais de música europeus onde se pode ouvir grandes bandas, ao mesmo tempo que é possível desfrutar de bom tempo e até aproveitar para alargar a estadia e fazer férias".

"Os Melhores Festivais de Música do Loch Ness a Lisboa" é o título do artigo do The Times, que considera o Optimus Alive'12 como um dos 10 Melhores Festivais de Música que se realizam fora do Reino Unido.

A organização do Optimus Alive refere ainda que o New Musical Express (NME) considera, há quatro anos consecutivos, o festival como um dos 12 melhores europeus que se realizam fora do Reino Unido e, na semana passada, a revista ELLE britânica também o tinha destacado entre os melhores festivais do mundo.

Fonte: Everything is New

sábado, 19 de maio de 2012

Água de Luso premiada com Galardão do Monde Selection

A Água de Luso foi premiada no prestigiado concurso Monde Selection de la Qualité com o mais alto galardão do certame - a Grande Medalha de Ouro. Depois de 160 anos de existência a água volta a matar a sede da vitória pelo terceiro ano consecutivo.
"Voltar a receber a Grande Medalha de Ouro do Monde Selection de la Qualité é uma enorme honra e, este ano, tem um sabor especial por estarmos a comemorar os 160 anos de Água de Luso. É, mais uma vez, o reconhecimento da qualidade e da pureza que sempre foram dois dos mais importantes pilares da Água de Luso a dar de beber a gerações saudáveis", afirmou Nuno Pinto de Magalhães, diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

Classificada em 1903 como "Puríssima" e de "sabor leve e muito agradável", pelo notável químico francês Charles Lepierre, a Água de Luso continua a ser reconhecida e premiada a nível internacional por organizações que se pautam pela excelência.

O concurso Monde Selection de la Qualité fundado em Bruxelas no ano 1961 tem como missão dar um selo de qualidade para produtos de consumo de todo o mundo, concedendo-lhes uma qualidade de renome internacional. No total são avaliados anualmente cerca de 2830 produtos de mais de 80 países.

Fonte: Cunha Vaz & Associados

Marcas da Unicer ganharam seis medalhas no Monde Selection de la Qualité

No mês passado, as marcas Super Bock e Água das Pedras da Unicer voltaram a ser galardoadas na edição deste ano do concurso Monde Selection de la Qualité. A marca de cerveja teve a atribuição de cinco Medalhas de Ouro e a Água das Pedras foi premiada com uma Grande Medalha de Ouro.

Nas cervejas, as Medalhas de Ouro foram ainda atribuídas às variantes Super Bock Classic, lançada o ano passado no mercado nacional, Super Bock Stout, Super Bock Sem Álcool e Super Bock Sem Álcool 0,0%, que conquista a sua segunda Medalha de Ouro consecutiva.

A Água das Pedras recebeu a 8.ª Grande Medalha de Ouro neste concurso, uma distinção que reconhece a composição única desta água mineral natural gasocarbónica.

Este concurso há mais de três decadas que certifica a qualidade e os atributos das marcas da Unicer, com destaque para a Super Bock Original que soma já 29 Medalhas de Ouro consecutivas, o que significa que é a única cerveja portuguesa com este número de distinções no país.

Ao deter mais de 85 galardões, a Unicer é a empresa portuguesa de bebidas refrescantes com mais prémios atribuídos por este concurso.

Fonte: LPM

Empresa de Coimbra é a única do país que ainda faz reparação de rádios antigos

Uma empresa de Coimbra apresenta-se como a única em Portugal a fazer reparação de rádios antigos, com o proprietário a associar a paixão por estes aparelhos do passado ao investimento no futuro, nomeadamente na iluminação LED. Na Luz Sólida – ex-Centro de Assistência Técnica a Rádios Antigos (CATRA), é feita a reparação destes aparelhos de som, com idades que remontem aos anos vinte do século passado. “É a única [no país] a funcionar como empresa na reparação de rádios antigos”, disse à agência Lusa Francisco Gomes, ao referir que assegura assistência técnica aos aparelhos concebidos a partir de 1928 e até aos anos setenta.

Largas centenas de aparelhos – rádios antigos, grafonolas, gramofones, gira-discos e gravadores – têm sido reparados pela equipa, formada actualmente por quatro técnicos, com uma taxa de sucesso da ordem dos 95%. Procurado por clientes de todo o país, o técnico, de 64 anos, recordou também o caso de um cidadão residente em Madrid, que viajou de comboio a fim de consertar o seu rádio na oficina de Coimbra. Alguns dos que recorrem à empresa são coleccionadores, mas o cliente habitual é o que deseja ver consertado o rádio antigo que tem valor afectivo. “Temos reparado peças únicas, na sua mecânica e apresentação”, disse Francisco Gomes. Para a reparação, a Luz Sólida (designação que substituiu a do CATRA a partir de Agosto de 2011) tem cerca de 28 mil válvulas em stock permanente e à volta de 500 rádios, que já não podem ser usados, para retirar peças.

Tentar perceber a complexa tecnologia de alguns rádios é um desafio que entusiasma o técnico, que, referindo-se aos valores das reparações, referiu que “cada aparelho tem o seu preço”. Francisco Gomes também comercializa rádios antigos. No estabelecimento aberto na Rua Carlos Seixas, podiam apreciar-se um Philco da década de trinta do século XX, designado por capela gótica devido ao formato da sua caixa de madeira, e um Wega de 1954, pesando 16 quilogramas. Tocando na loja numa destas manhãs, o Wega era a demonstração de que o antigo pode continuar a funcionar com eficiência e a surpreender pela sua sonoridade. “O som dos rádios antigos não tem nada a ver com o dos modernos. Têm sons definidos pelo impacto das madeiras, pela ressonância das caixas. A gente adora ouvir aquele tipo de som”, disse.

De acordo com o empresário, “neste momento há menos rádios para arranjar, não por haver menos rádios, mas pelas dificuldades sociais”. Em média, a empresa tem permanentemente cerca de 80 aparelhos para consertar. Fascinado por estes aparelhos do passado, Francisco Gomes está, contudo, apostado no futuro, disponibilizando na empresa mais de 400 variedades de lâmpadas LED, “a maior variedade” em Portugal.
“É o futuro da iluminação. O que nos [a empresa] define é a diferença”, frisou.

Fonte: Lusa

quinta-feira, 3 de maio de 2012

E na sua casa, quem poupa?

O Do Something, projecto que promove a participação cívica e o empreendedorismo nos jovens portugueses através das novas tecnologias, lançou, com o apoio do Deutsche Bank, uma campanha que apela à poupança, intitulada “Na minha Casa Poupo Eu”. Trata-se de um projecto de âmbito nacional que desafia os jovens a incentivar as suas famílias a poupar 150 euros num mês, e a transmitir as suas estratégias e ideias através de um vídeo criativo que será divulgado nas redes sociais.

Dados do Banco de Portugal fazem notar que cerca de metade dos portugueses não tem hábitos de poupança. A par deste facto, Portugal é o país da Europa onde as preocupações ao nível do planeamento financeiro e de poupança surgem mais tardiamente, de acordo com o Barómetro AXA 2010. Perante este contexto, a campanha “Na minha Casa Poupo Eu” tem por objectivo sensibilizar toda a família para a importância da definição de estratégias de poupança, dotando-a de melhores competências para sua a gestão financeira diária.

Os 15 melhores vídeos da campanha serão votados pelo público através do microsite link externo da iniciativa, e por um júri composto por membros do projecto Do Something, do Deutsche Bank e da SIC Radical, a estação televisiva oficial da campanha. Os vídeos vencedores serão premiados com Depósitos a Prazo no Deutsche Bank, no valor máximo de mil euros. A campanha será comunicada nos balcões do Deutsche Bank e na SIC Radical, bem como pelos embaixadores desta causa, Raquel Strada e Rui Pêgo.

Fonte: Marketeer

terça-feira, 1 de maio de 2012

Souto de Moura recebeu Prémio Personalidade do Ano da Associação da Imprensa Estrangeira

O Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), foi entregue no dia 10 de Abril no Casino Estoril ao arquitecto Eduardo Souto de Moura. A cerimónia presidida pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas. A AIEP considerou o arquitecto portuense a “pessoa ou instituição portuguesa que mais fez pela imagem do país no exterior” no ano passado. O galardão da AIEP foi atribuído ao arquitecto no mesmo ano em que o autor do Estádio Municipal de Braga recebeu o Prémio Pritzker, o mais importante reconhecimento mundial na área da arquitectura. A AIEP considera Souto de Moura, juntamente com Siza Vieira, “um dos mais relevantes arquitectos de sua geração”.

“Mesmo sem recorrer à monumentalidade, as construções que planeia deixam uma marca no seu entorno”, numa linguagem “clara, simples e pragmática”, característica de alguém “que considera a arquitectura como transformação e metamorfose da realidade”, salienta o comunicado. Entre as obras mais conhecidas de Eduardo Souto de Moura, destacam-se o Estádio Municipal e o Mercado de Braga, a Casa das Histórias, em Cascais, a Casa das Artes e a Estação de Metro da Trindade, no Porto, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso, em Óbidos, a Marginal de Matosinhos-Sul, o Crematório de Kortrijk, na Bélgica, o Pavilhão de Portugal na XI Bienal de Arquitectura de Veneza e a Casa Llabia, em Espanha.

Souto de Moura foi considerado, também no ano passado, pelo jornal espanhol El País, uma das 100 personalidades que marcaram 2011, tendo sido a única personalidade portuguesa entre as escolhas ibero-americanas. O Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal distinguiu, em edições anteriores, entre outros, a Fundação Champalimaud, Carlos Paredes, os Capitães de Abril, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes e a Fundação Calouste Gulbenkian. Fundada há 32 anos, a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal distingue anualmente uma pessoa ou instituição portuguesa. A escolha é feita por cerca de 50 jornalistas estrangeiros, baseados em Portugal, e que representam actualmente meios de comunicação de mais de 20 países.

Fonte: Lusa

A nova imagem institucional do Ribatejo

O Ribatejo conta agora com uma nova imagem institucional, resultado de uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT). A iniciativa, justifica-se em nota enviada à imprensa, tem como objectivo “promover a região e os seus produtos e serviços, através das empresas associadas da NERSANT”. “A criação de uma imagem institucional para a região do Ribatejo tem em conta o facto de a actividade da associação servir os interesses das empresas associadas, mas também da região do Ribatejo, visando o seu desenvolvimento contínuo”, explica-se na mesma nota, onde se adianta que “a partir deste momento, todas as empresas associadas da NERSANT podem utilizar a nova marca nos seus produtos, serviços, suportes de comunicação e outros”.

Fonte: Meios & Publicidade

domingo, 29 de abril de 2012

Infografias de quatro jornais portugueses premiadas

A 20ª edição dos Malofiej, prémios internacionais de jornalismo em Imprensa, distinguiu os jornais i, Diário Económico, semanário Expresso e Público nas categorias de Reportagens e Portefólios de Reportagens.
Na lista de prémios o jornal i recebeu uma medalha de prata e duas de bronze, na categoria Reportagens, com os trabalhos "Real vs Barça", "Jaguar E-Type" e o "ADN dos óscares".

O Diário Económico galardoado com uma medalha de bronze, na categoria de Reportagens foi distinguido pelo trabalho infográfico publicado na edição de 2 de Março de 2011 de nome "Os negócios e as cidades onde investir em 2011", da autoria de Marta Carvalho e de Ana Baptista, desenvolvida para o suplemento de Imobiliário do Económico.

O semanário Expresso na categoria Portefólios de Reportagens, recebeu uma medalha de bronze, reconhecido pelo trabalho "Portugal 2012".

O jornal Público registou uma medalha de prata na categoria de Portefólio de Reportagens resultante de um conjunto de dez infografias, publicadas entre Junho e Dezembro do ano passado, nas edições de domingo. Entre os trabalhos estão infografias sobre os grupos do PSI 20 e as atividades em países com benefícios fiscais, a crise humanitária na Somália e o processo de produção da cerveja.

O grande vencedor desta edição foi o jornal New York Times, ao ser distinguido com o prémio de Melhor do Evento, tanto para infografias online, como para infografias impressas.

Esta 20ª edição bateu o recorde de participantes, com 1356 trabalhos enviados a concurso em que foram atribuídas oito medalhas de ouro, 31 de prata e 73 de bronze.

Fonte: Malofiej20

sábado, 28 de abril de 2012

Rede social portuguesa promove o voluntariado


My Social Project link externoé o nome de uma nova rede social, criada por dois jovens portugueses, que tem como objectivo reunir os interesses de voluntários, causas e empresas. O projecto foi apresentado oficialmente na Fundação Calouste Gulbenkian.
A ideia do projecto nasceu há cerca de um ano entre dois amigos com experiência em voluntariado: Pedro Bártolo, 28 anos, licenciado em Engenharia, e Martim Vaz Pinto, 26 anos, licenciado em Economia.
Sob o lema “Aproximamos Pessoas”, o projecto pretende capitalizar “o sentido de solidariedade fora do comum e uma capacidade de mobilização ímpar” dos portugueses através das potencialidades das redes sociais na internet, explica Pedro Bártolo. «Não queremos substituir nenhuma plataforma ou ONG [Organização Não Governamental], mas juntar tudo numa rede social», reitera Martim Vaz Pinto.
Os três potenciais utilizadores da rede social “My Social project” (empresas, voluntários e causas) podem criar perfis personalizados com opções de privacidade, falar no chat interno, realizar pesquisas avançadas para toda a rede social e, ainda, partilhar experiências, testemunhos, vídeos e fotografias. Desta forma, a rede social “não se limita a uma montra onde causas, pessoas e empresas expõem os seus trabalhos sociais, mas é igualmente uma forma de contactarem entre si, agilizando a concretização de projectos sociais”, explica a organização em comunicado.

Fonte: Marketeer

Chefe Francisco Siopa cria chocolates de azeite

O Chefe Francisco Siopa dedicado  à sua marca de chocolates exóticos e a consultadorias, acaba de lançar uma série de sete chocolates exóticos, feitos com a adição de azeite. Esta coleção foi desenhada também com a preocupação nutricional de criar um produto nutritivo e de baixas calorias.

O ex-chefe de pastelaria dos hotéis Quinta da Marinha Resort e Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, Francisco Siopa estreia-se no mercado do azeite com sete variedades de bombons, entre os quais os chocolates de Roquefort e Bombons de Foie Gras, Tomate, entre outros.

Para o caso do Bombom de Azeite, o chefe utilizou o azeite com o grau de acidez mais baixo do mercado – Casa Anadia de 0,1% grau de acidez – o único passível de se juntar ao chocolate e outros ingredientes. Sendo este muito difícil de elaborar devido à complexidade de harmonizar o chocolate branco com azeite, derivado ao alto teor de gordura., mas só com 50 calorias, por unidade, o que revela que tem menos calorias que um iogurte magro.

Simultaneamente, o chefe está a elaborar com a colaboração do Dr. João Lacerda, nutricionista da Clinica do Tempo, a contagem das calorias destes bombons na tentativa de produzir bombons light, nutritivos e vegan, o que irá traduzir numa novidade no mercado pasteleiro.

Os bombons estão à venda nas lojas "Momentos da nossa Terra", na Casa da Guia, Mercearia da Vila em Cascais, na "Quinta do Saldanha", no Atrium Saldanha, em Lisboa. No Porto estará disponível na Garrafeira CdaSilva, junto as Caves Sanderman, em Gaia e ainda na HIG, na Povoa do Varzim.

Outra alternativa para comprar é a página de Facebook onde se poderá realizar encomendas. O preço varia consoante os estabelecimentos mas, em média, uma caixa de seis unidades custa cerca de dez euros.

Fonte: PSO

Portugueses criam novo sistema de navegação online

E se pudesse organizar todos os seus conteúdos multimédia com eficácia e fazer pesquisas personalizadas, na internet, com base naquilo que outras pessoas interessadas no mesmo assunto arquivam, evitando algumas sugestões inúteis dos motores de busca convencionais? O Bundlr pode ser a resposta.

Filipe Batista e Sérgio Santos concretizaram este "sonho" dos internautas criando o Bundlr: uma mistura de rede social e motor de pesquisa que já conta com 10 mil utilizadores em todo o mundo. A ideia é facilitar a "circulação" neste mundo cada vez mais congestionado e carregado de informação que é o ciberespaço.
Os dois portugueses começaram a desenvolver o conceito quando, em Junho de 2010, saíram de uma "boa conferência" e não conseguiram, de uma forma simples, aceder e reunir a toda a informação -  "fotos, vídeos e reportagens" - que já tinha sido partilhada e publicada online sobre o evento.
"Foi daí que surgiu o conceito do Bundlr", explica, ao Boas Notícias, Filipe Batista, argumentando que "não existia nenhuma ferramenta para facilmente selecionar e organizar conteúdo online".

Produção de azeite alentejano cresceu 19%

Os lagares do Alentejo produziram 33 mil toneladas de azeite na campanha olivícola de 2011/2012, num aumento de 19% face à campanha anterior. Os dados em relação àquela que é a região portuguesa com a maior produção de azeite foram avançados por Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo link externo.
Ainda que provisórios, os números denunciam a apanha de cerca de 210 mil toneladas de azeitona, nos 165 mil hectares de olival da região. Esta quantidade é «ligeiramente superior» à registada na anterior campanha, onde foram apanhadas aproximadamente 200 mil toneladas, adianta o responsável, em citações avançadas pelo portal Boas Notícias. A partir da azeitona apanhada, os cerca de 60 lagares alentejanos produziram 33 mil toneladas de azeite, mais 19% que na anterior campanha.
«Em termos de produção foi uma boa campanha», salientou Henrique Herculano, ainda que tenha referido que a qualidade da azeitona decresceu a partir das chuvas de Novembro passado.
O especialista mostrou-se preocupado com a actual situação de seca, que afectará a produção de azeitona na campanha de 2012/2013, podendo mesmo impactar a seguinte. A extensão das quebras de produção à campanha de 2013/2014, no entanto, dependerá da chuva que cair nos próximos meses, garantiu.

Fonte: Marketeer

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Site mostra economia real a investidores estrangeiros


Foi lançado o “Portugal Economy Probe”, um portal online totalmente em inglês que reúne documentos e estatísticas oficiais sobre a economia do País. O objectivo é o de promover a economia portuguesa na comunidade internacional.
O site “Portugal Economy Probe” reúne documentos e estatísticas oficiais com indicadores económicos do País, disponibilizados pelas instâncias político-administrativas nacionais e internacionais, para além de instituições privadas. Os dados estão agrupados em sete temas: perspectivas económicas, finanças públicas e dívida, sector financeiro, programa de assistência da troika, mercados de capitais, empresas e famílias.
A iniciativa nasceu da “preocupação manifestada por relevantes instituições nacionais relativamente ao deficiente conhecimento técnico que existe no estrangeiro, sobre Portugal e a sua economia e que resulta, em grande parte, da dificuldade em se aceder a informação actualizada sobre a economia portuguesa de uma forma abrangente, objectiva e rápida”, refere a organização do projecto em comunicado. Desta forma, o portal pretende permitir que os “decisores económicos internacionais tomem decisões com base em informação transparente e credível” sendo, sobretudo, dirigido aos “investidores nos mercados de capitais de todo o mundo”.
Este projecto sem fins lucrativos é apoiado pela Associação Portuguesa de Bancos, Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana, Fundação Oriente e pelo Grupo Impresa.

Fonte: Marketeer

terça-feira, 10 de abril de 2012

Portugueses fiéis às “suas” marcas

Os consumidores portugueses são fiéis às marcas: esta é a conclusão que emana do estudo Marcas de Confiança 2012, da Selecções do Reader's Digest. McDonald's, Centrum, Continente e EDP estão entre as insígnias mais votadas.

Do estudo resulta também, sem margem para dúvidas, que a confiança nas marcas nacionais continua em alta. Foi assim com Sagres (61% nas Cervejas), a Medis (60% em Seguros de Saúde), a Luso (59% em Água de Mesa), a Galp (57% nas Gasolineiras), a TMN (50% em Redes de Telemóvel), a Worten (47% em Cadeias/Lojas de Distribuição), o Continente (56% em Hiper/Supermercados), o Sapo (36% em Empresas de Serviço Internet), a Caixa Geral de Depósitos (35% na Banca), a RFM (31% em Estação de Rádio), a RTP (27% em Canal de Televisão) e a Fidelidade Mundial (22% em Companhias de Seguro).

Entre as marcas líderes na escolha dos portugueses estão a Centrum (65% em Vitaminas), o óleo Fula (78% na categoria Óleos Alimentares; marca portuguesa), a Skip (70% nos Detergentes para a Roupa), a Delta (68% nos Cafés; marca portuguesa), a Abreu (68% em Agência de Viagem; marca portuguesa) e a Dulcolax (62% nos Laxantes).
A edição deste ano incorporou três novas categorias: Restauração, ganha pela McDonald's (39%), Produtos de Cuidados e Higiene do Bebé, conquistada pela Johnson's Baby (30%) e Molhos, Temperos e Condimentos, em que venceu a Maggi (23%).
Foi ainda recuperada a categoria Canal de Televisão, liderada pela RTP. Na categoria Empresa de Serviço Público venceu a EDP, pela primeira vez no top.
No sector alimentar, a Nestlé sagrou-se dupla vencedora, com 56% em Chocolates e 39% nos Cereais para Pequeno-Almoço. A Becel (50%) continuou a ser eleita a insígnia de confiança dos portugueses na categoria Cremes para Barrar. Na altura de escolher a alimentação para o animal de estimação, os portugueses mantiveram-se fiéis a Friskies (41%).

A higiene e beleza são lideradas duplamente pela L'Óreal nas categorias Produtos Coloração Cabelo (43%) e Cosmética/Make Up (26%). A Nivea continua líder em Cuidados com a Pele (Corpo), com 43%. Em Cuidado com o Cabelo, a Pantene (34%) revalidou a liderança.

Quando os Grandes Electrodomésticos são abordados, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pódio da confiança, com 37%. Na economia doméstica e questionados sobre qual o Detergente para Limpeza, os votos foram para Sonasol (41%). Já no tratamento da roupa, Skip foi o vencedor em Detergentes para Roupa, atingindo o índice de confiança de 70%, enquanto em Amaciadores para Roupa, a escolha recaiu sobre Comfort (55%).

A Toyota é, desde 2010, a insígnia líder na confiança na categoria Automóveis, agora com 33%. Quanto ao Computador Pessoal, os portugueses decidiram-se pela Hewlett Packard (32%). Relativamente às Máquinas Fotográficas, a Canon é a vencedora, com 39%. Na categoria Telefones Móveis/ Telemóveis, a Nokia mantém-se como marca eleita, com 60%. Quando os portugueses decidem usar Cartões de Crédito é Visa (54%).

Em Medicamentos para Tosse e Constipação, Bisolvon (50%) prolongou a liderança. A Aspirina foi, pelo segundo ano consecutivo, a marca dos portugueses na categoria Analgésicos/Medicamentos para a Dor, com 33%.

O estudo "Marcas de Confiança 2012", da Selecções do Reader's Digest, realizado em 15 países europeus, avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias.

Fonte: Media Consulting

domingo, 1 de abril de 2012

Sacoor Brothers aposta no mercado asiático

A Sacoor Brothers decidiu rumar a Singapura onde vai abrir a primeira loja da marca no mercado asiático. A loja ficará situada no centro comercial Raffles City, no centro da área de negócios da cidade. A marca portuguesa pretende com esta nova loja afirmar a presença no mercado internacional.

O centro comercial que acolhe a loja da marca portuguesa encontra-se numa localização privilegiada, com uma torre de escritórios, estando enquadrado entre os hotéis de referência da cidade.
A nova loja pretende seguir o conceito da marca, que baseia no serviço de qualidade e requinte.
O mercado asiático representa uma oportunidade para a marca, depois de estar já presente nas principais capitais mundiais.

Esta loja situa-se mais uma vez num centro comercial, prosseguindo a estratégia da Sacoor Brothers em abrir lojas nestes espaços. A primeira foi aberta em 1997, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Fonte: Young Network

Conhecidas as 70 praias pré-finalistas das 7 Maravilhas

Foram apresentadas hoje as 70 praias pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Para chegar à lista das dez melhores praias por cada uma das sete categorias, as 294 nomeadas foram votadas por um painel de 70 especialistas, indicado pelo conselho científico do projeto.
A região com maior número de pré-finalistas é o Algarve, com 13 praias, seguido da região de Lisboa e Setúbal -11 praias-, Alentejo e Estremadura e Ribatejo – ambas com nove-, Beira Litoral – com sete-, Açores - com seis-, Beira Interior - cinco praias -, Entre o Douro e Minho – quatro praias -, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro – com três praias ambas.

A votação das praias pré-finalistas foi feita pelo conselho científico da iniciativa, composto por sete entidades: Marinha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Bandeira Azul da Europa, GEOTA, Liga para a Protecção da Natureza, Quercus e SOS – Salvem o Surf.
Na próxima fase da eleição das sete melhores praias portuguesas, um painel de 21 personalidades notáveis vai selecionar uma short list de 21 finalistas para votação pública.

"A representatividade geográfica é assegurada através da presença, no mínimo, de um finalista de cada uma das dez regiões do país e todo o processo de seleção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda", refere a organização.

Fonte: 7 Maravilhas